Saiba Como Proteger a Sua Saúde Mental (de Acordo Com a OMS)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma crise global de saúde mental, projetando que, em 2030, o estilo de vida e as doenças relacionadas com o stress ultrapassarão as doenças transmissíveis. Contra este facto, afirmar que a ansiedade e a depressão estarão «na moda», torna-se ainda mais despropositado. É tempo de priorizar o bem-estar da mente.

Muitas são as hipóteses de tratamento de que se fala para travar os problemas do foro da saúde mental, mas é importante sobrelevarmos aqueles que são baseados em evidências. Abaixo, deixamos-lhe as principais estratégias para proteger a sua saúde mental, sustentadas e aprovadas pela revista Psychology Today.

Pratique o mindfulness, durma bem e faça uma boa alimentação.

Esteja totalmente presente em cada momento e evite julgar as suas emoções e sensações de uma forma precipitada. Encontre um lado positivo em todas as situações e saboreie tudo aquilo que corre bem na sua vida. Tudo é temporário, e as situações negativas não são exceção.

Ter um sono reparador e de qualidade é também importante para o correto funcionamento do seu organismo. É importante que priorize o seu sono, já que o facto de não dormir o suficiente faz com que tenha perdas de concentração e leva a que tenha mau humor. Dormir bem é um dos segredos para uma maior vitalidade.

Uma dieta saudável é também crucial, já que os alimentos processados perturbam o nosso cérebro e o nosso corpo. Considere usar a medicina ayurvédica, que enfatiza a alimentação de acordo com o seu «dosha», comendo os alimentos no local e na estação do ano ideais. Evitar os produtos químicos manufaturados e priorizar o consumo de alimentos naturais e puros maximiza o seu bem-estar.

Use a música como terapia.

Ouça música, dance, cante e repita tudo outra vez. Elabore uma playlist com as músicas que lhe transmitem esperança para encarar o dia a dia e que conseguem deixá-la mais animada em momentos de apatia. Alguns neurologistas afirmam que a música pode mudar instantaneamente o nosso estado de espírito e resgatar-nos de um momento depressivo.

Desperte a sua criatividade e pratique a autocompaixão.

O nosso cérebro beneficia significativamente da novidade e da variedade. Quanto mais arte lhe oferecermos, melhor será a sua atividade.

Não tente sabotar a sua mente, nem compare as suas metas e as suas conquistas às das outras pessoas. Não se iluda com o que encontra nas redes sociais, nem acredite cegamente nas pessoas que apresentam uma imagem de vida perfeita – essa não é a história completa delas.

Adote um bom espírito para consigo mesma e não seja demasiado exigente consigo. Pratique a autocompaixão e deixe de lado a autocrítica constante, que é muito prejudicial à saúde e que não a deixa ser produtiva. Seja a sua melhor amiga e invista o seu tempo em atividades que promovam a sua vitalidade.

Valorize as bênçãos e esteja em contacto com a Natureza.

Várias são as pesquisas que revelam que as pessoas que dedicam o seu tempo a contribuir positivamente para a vida dos outros, e que preferem viver pensando no coletivo (e não no individual), tendem a prosperar muito mais e a sentirem-se mais realizadas. A par desse modo de vida, ter sentido de humor é, também, um fator protetor para nossa saúde mental. Levar a vida muito a sério inibe a alegria.

Passe algum tempo em espaços verdes e desfrute de uma comunhão verdadeira com a Natureza, já que esta tem um impacto poderosíssimo no nosso estado de espírito. O cérebro, o corpo e a alma agradecem estes momentos de conexão com a Mãe Terra.

Seja grata pelas suas conquistas.

Várias pesquisas revelam que praticar a gratidão melhora consideravelmente a saúde mental. Sonja Lyubormirsky, professora e autora de obras relacionadas com a felicidade, explica que uma prática sincera de gratidão, intermitente e intencional, é melhor do que utilizar de forma constante expressões passivas e automatizadas de agradecimento.

Faça terapia.

Existe um sem-número de terapias alternativas às quais pode recorrer para atingir um maior autoconhecimento. A descoberta consiste, justamente, em descobrir qual aquela que melhor resulta consigo. Modalidades de tratamento baseadas em evidências, como a terapia cognitivo-comportamental, pode ajudar-nos a desenvolver uma série de estratégias para enfrentar os problemas e atingir o sucesso.

Não precisa de fazer o caminho sozinha!

A cura, o crescimento, a resiliência e o bem-estar acontecem muito mais facilmente quando nos disponibilizamos a partilhar o que faz parte de nós e a deixar que aqueles em quem confiamos façam este caminho connosco.

Quando podemos contar com o apoio daqueles que nos rodeiam, tudo se torna mais simples. Os relacionamentos são fatores de proteção e intensificadores claros de uma melhor saúde mental.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.