Envios gratuitos para Portugal Continental em encomendas superiores a 150€

Raspador de Língua: Saiba Porque Vale a Pena Usá-lo

Todas nós sabemos escovar os dentes, usar fio dentário e usar um elixir para manter uma boa higiene oral. Mas… raspar a língua? Poderá pensar que se trata de uma invenção recente, mas esta prática já é usada há muito tempo. 

Mesmo as maiores estrelas da higiene oral, que escovam os dentes duas vezes por dia e visitam o dentista duas vezes por ano, podem estar a esquecer-se de um importante passo, que consiste em lavar a língua com a ajuda de um raspador, ajudando a manter a boca fresca e saudável. 

O que é o raspador de língua? 

Um raspador de língua é uma ferramenta usada para ajudar a limpar a língua, que pode assumir várias formas e tamanhos, sendo normalmente pequena, ligeiramente arredondada e feita de plástico ou metal.  

Porque é que é importante este tipo de limpeza? 

A nossa língua também pode conter bactérias, e nem todas promovem um ambiente salutar na boca: algumas podem causar mau hálito, cáries dentárias e infeções nas gengivas. Portanto, limpar a língua é importante, a fim de evitar que algumas bactérias, restos de comida e células mortas se acumulem na superfície da língua, causando problemas.  

Como proceder à raspagem? 

Em primeiro lugar, é importante escovar a língua suavemente de trás para a frente com uma escova de dentes, repetindo esse gesto algumas vezes. Depois deste passo, o raspador deve ser posicionado o mais para trás da boca possível, devendo raspar-se a língua com suavidade entre cinco e dez vezes. Enxague o raspador em água morna após cada passagem e, quando terminar, enxague-o novamente. No final, basta enxaguar a boca, escovar os dentes e passar o fio dentário. 

Os benefícios  

De acordo com o Healthline, alguns dos benefícios da raspagem da língua são: 

1. Melhoria do paladar, uma vez que a língua pode ser capaz de distinguir melhor entre sensações amargas, doces, salgadas e azedas; 

2. Melhoria da aparência da língua, já que o acúmulo de partículas em excesso pode fazer com que esta fique com uma aparência branca e revestida; 

3. Redução de bactérias responsáveis por causar mau hálito e cáries dentárias; 

4. Melhoria da saúde oral; 

5. Redução do mau hálito.  

Existem riscos? 

O maior risco compadece-se com a indução do vómito. Se tiver um reflexo de vómito sensível, não comece por raspar a parte de trás da língua. Em vez disso, comece a partir do meio. À medida que se habituar com o processo, vá tentando aprofundar a lavagem. 

Para se proteger de possíveis cortes, a raspagem deve ser feita suavemente, sem fazer muita força.  

Raspagem versus escovagem 

Escovar os dentes duas vezes por dia não deve ser substituído pela raspagem da língua. Se pretender começar a raspá-la, deve continuar a escovar e a usar fio dentário. Todos estes passos irão contribuir para uma boca mais feliz e saudável. 

Manter a higiene oral 

Se gostar da sensação com que fica depois de limpar a língua, mantenha-a como parte integrante da sua rotina diária. Além disso, para garantir que mantém a sua higiene oral, lembre-se de: 

1. Escovar os dentes duas vezes ao dia;  

2. Eliminar os resíduos entre os dentes diariamente, com a ajuda do fio dentário; 

3. Fazer uma alimentação saudável; 

4. Visitar o dentista regularmente para prevenir problemas dentários. 

É fundamental garantir que todas as áreas da sua boca estão saudáveis – da língua às gengivas. Se sentir que a sua língua apresenta alguma descoloração ou outros problemas depois de tentar limpá-la, marque uma consulta com o seu dentista.  

Adquira o seu primeiro raspador de língua, à venda na Frederica. 

Se pretender dar uma oportunidade a esta ferramenta de limpeza oral milagrosa, a Frederica tem a solução certa para si: o nosso novo raspador de língua, já disponível na nossa loja online. Adquira-o através desta ligação. 

Related Posts