0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Procure o Seu Médico – o Calor Já Começou e Com Ele as Pernas Pesadas!

Caminhamos a passos largos para o verão. E por mais que todas adoremos o clima quente, a verdade é que este pode ter efeitos desagradáveis nas nossas pernas. Se em dias onde os termómetros subiram significativamente já sentiu dores nas suas pernas ou já ficou com aquela sensação de pernas pesadas e inchadas, sabe do que estamos a falar.

O facto de os dias de verão serem mais longos, faz com que os queiramos aproveitar até ao último minuto, o que muitas vezes significa pernas mais cansadas ao final do dia. A par disso, ocorre, amiúde, a vasodilatação (processo em que o tamanho dos vasos sanguíneos aumenta, em resposta a certos estímulos ambientais, como as altas temperaturas no verão).

Esta vasodilatação advém da elevada capacidade de adaptação do nosso corpo ao que o rodeia, permitindo-nos manter uma regulação favorável da nossa temperatura interna. No entanto, por vezes, esta vasodilatação acaba por representar um problema para pessoas com insuficiência venosa.

As varizes que, por sua vez, são também um sinal de doença venosa crónica, tendem a piorar durante os meses de verão, pois o calor dilata as veias, expandindo-as e causando um aumento da dor ou da sensibilidade. À medida que as veias se distendem e se enchem, tornam-se pesadas. Resultado: pernas pesadas e cansadas, sujeitas a uma maior sensibilidade e até mesmo a cãibras. Esta autoconsciência sobre as veias mais nítidas pode levar a um constrangimento em situações sociais e, consequentemente, a um forte impacto na qualidade de vida.

Por todas estas razões, nada melhor do que ficar atenta ao efeito que o calor dos meses mais quente pode exercer sobre o seu corpo, tentando manter as suas pernas saudáveis seguindo alguns gestos simples:

  • Caminhar, andar de bicicleta, nadar ou praticar yoga, pois as pernas precisam de movimento diário e, assim, melhorará, também, a circulação;
  • Manter-se hidratada, bebendo muita água;
  • Elevar as pernas sempre que possível;
  • Usar meias de compressão;
  • Usar roupas largas e sapatos confortáveis, especialmente quando estiver em pé por longos períodos (algo que deve evitar);
  • Evitar fontes diretas e fortes de calor;
  • Dar às pernas um banho frio para tonificar os vasos sanguíneos;
  • Massajar as pernas, fazendo movimentos ascendentes para promover uma melhor circulação;
  • Usar protetor solar enquanto aproveita o Sol e todos os momentos na praia – sem dor ou sensação de pernas pesadas;
    Lembre-se de que, mesmo que o seu corpo não revele qualquer sintoma no que à doença venosa diz respeito, é muito importante prevenir os problemas, para que consiga desfrutar, tanto quanto possível, da estação quente.

Para um esclarecimento mais profundo acerca desta temática, consulte o site www.dornaspernas.pt e dê às suas pernas a importância que merecem – sempre.

Ler Mais
Bem-estar

Como Ser Uma Pessoa Grata e Ter Uma Vida Mais Plena

Embora possamos ter a intenção de sermos gratas pelas coisas mais simples...

Bem-estar

O Que é o Namaste e Porque Deve Incluí-lo na Sua Vida

Expressa gratidão de uma alma para outra, é uma saudação carregada de...

Bem-estar

Gratidão: a Chave Para Ser Mais Saudável

Existe um elemento chave capaz de impactar de um modo inacreditavelmente positivo...

Scroll to Top