Porque Devemos Beber Chá?

Sempre que se pergunta a um amante de chá por que razão devemos usufruir desta bebida, a resposta mais previsível é: “Porque enquanto bebe o seu chá favorito, está a oferecer ao seu organismo um sem-número de benefícios”.

Desde deliciar as nossas papilas gustativas até melhorar a nossa rotina de saúde, muitas são as benesses que um chá natural nos pode proporcionar. E se no verão gostamos de o beber bem gelado e refrescante, no inverno, por outro lado, o melhor é degustá-lo a uma temperatura tão quente quanto o nosso coração.

QUE VARIEDADES DE CHÁ EXISTEM?

Existem quatro variedades de chá: verde, preto, branco e oolong. De acordo com vários estudos, as propriedades profundamente saudáveis do chá devem-se à presença de polifenóis, um tipo de antioxidante, e de fitoquímicos.

Chá verde

Várias pesquisas afirmam que o chá verde melhora o desempenho do fígado e previne a artrite. Para obter o máximo proveito deste tipo de chá, opte por prepará-lo em folhas soltas, a fim de aprimorar o sabor e permitir que sejam libertados mais antioxidantes.

Chá branco

Muito aclamado a nível mundial, o chá branco é conhecido por auxiliar na perda de peso e no tratamento da diabetes, melhorando, também, a memória, os níveis de energia e a saúde da pele e do cabelo.

Chá preto

O chá preto é uma forte fonte de antioxidantes, sendo capaz de prevenir determinados vírus na boca e nas gengivas, de eliminar os radicais livres do organismo, de manter a saúde do trato digestivo e de fortalecer o sistema imunitário.

Chá oolong

Este chá tradicional chinês é, não raras vezes, identificado como o melhor para queimar calorias e também para estimular o nosso sistema imunológico. Os antioxidantes polifenóis que existem na sua composição podem ajudar a aliviar os sintomas do eczema, prolongando os efeitos de melhoria.

EFEITO TERAPÊUTICO

O valor terapêutico do chá é conhecido há séculos. Os seus componentes de qualidade, juntamente com as suas propriedades antioxidantes, fazem dele uma bebida única.

Ao longo dos anos, é muito possível que o chá tenha sido associado ao consolo, ao conforto e ao bem-estar, ao passo que bebidas como o café estão mais associados à estimulação da mente, ao impulso e à energia.

Alguns estudos referem o chá como um auxiliar do sistema nervoso, defendendo, também, que este pode ajudar a controlar os nossos níveis de açúcar no sangue.

A cerimónia do chá, na China, foca-se, justamente, na importância de honrar o poder terapêutico do chá, acreditando que a Natureza o criou para refletir a tranquilidade e a pureza de que necessitamos para afastar os problemas da mente. Este é considerado, também, um tipo de meditação mindfulness (atenção plena), servindo o ato de beber chá como uma espécie de preparação para alcançar um estado meditativo, ajudando a atingir um estado de relaxamento ideal para esse efeito.

CHÁ FRIO OU QUENTE?

Depois da água, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo.

A questão é a seguinte: será tão saudável beber chá frio como beber chá quente? Em boa verdade, não existem evidências científicas suficientes que nos permitam avaliar qual a melhor temperatura para beber chá. No entanto, alguns especialistas afirmam que chás engarrafados (que fiquem no frigorifico toda a noite), bem como concentrados líquidos, tendem a perder o seu poder antioxidante.

A temperatura ideal depende do tipo de chá que se está a beber. A fervura da água é responsável por oxigená-la, deixando sobressair os melhores sabores das ervas. No entanto, isso não significa que quanto mais fervermos a água, melhor será a infusão. O ideal é manter uma fervura suave.

Da mesma forma, é também importante ter atenção ao tempo de resfriamento. A paciência é a chave para desfrutar do melhor chá. Depois de preparar o seu, acrescente-lhe água, para evitar a perda de minerais do seu preparado.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.