0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

O Sol detém grande parte da responsabilidade quando o assunto é a possibilidade de vida na Terra. Todos os seres necessitam da luz solar. Quem nunca se sentiu mais triste num dia cinzento? A verdade é que a manutenção da nossa saúde mental, emocional e física é também fomentada através da energia dos raios de Sol. É aqui que entra a importância da vitamina D, elemento vital para a saúde humana.

Mais conhecida por ser a vitamina do Sol, a vitamina D é metabolizada no nosso organismo pelo fígado e pelos rins, sendo um importante nutriente no auxilio da fixação do cálcio nos ossos, assumindo um papel preponderante no fortalecimento do sistema imunológico (ativando e desativando genes e processos que mantêm o organismo regulado). Tecnicamente, esta hormona é produzida quando a pele é exposta à luz solar. Mas o problema surge quando nos consciencializamos de que, ao protegermos a pele dos raios solares, através dos cremes com FPS, acabamos por reduzir a produção desta vitamina. Por essa razão, vários especialistas acreditam que quase toda a população mundial carece de vitamina D.

 

A principal fonte de vitamina D é a exposição solar, pois a alimentação proporciona pequenos níveis desta hormona. No entanto, poderemos potenciá-la através de alguns alimentos, como a gema de ovo ou o peixe.

 

Estudos indicam que o défice de vitamina D se relaciona com a origem de várias doenças, sejam elas autoimunes ou até mesmo depressões, estando a sua ausência envolvida em questões ligadas a doenças cardiovasculares. Assim, é importante combater os fatores de risco para a hipovitaminose D: a falta de exposição solar, os maus hábitos alimentares e também a absorção intestinal. 

Mas, afinal, como conseguiremos obter vitamina D suficiente no nosso sistema? A menos que passemos todos os nossos dias sob o efeito de um Sol reluzente, sem protetor solar, a probabilidade de determos níveis suficientes desta vitamina é reduzida. Está comprovado que os seus suplementos (que devem ser aconselhados por um profissional) proporcionam os mesmos benefícios da exposição solar. Por isso, não precisamos de arriscar sofrer de outras doenças para compensar este défice, até porque é essencial usar protetor solar diariamente.

O Sol é o maior protetor biológico que a Natureza nos oferece. Portanto, aproveitar para fazer um passeio ao ar livre nos dias solheiros é uma opção a considerar sempre: na praia, na cidade ou no campo.    

Ler Mais
Bem-estar

Aprenda a Olhar Para a Sua Menstruação Sob Uma Perspetiva Holística

Os ciclos menstruais podem variar entre 28 e 34 dias. Durante esse...

Bem-estar

Ervas Medicinais Com Poder Curativo Para a Mulher

Ao longo do ciclo de vida de uma mulher, há uma série...

Saúde

Sofre de Dores de Cabeça? Siga Estas Dicas

Não sabe o que fazer quando tem dores de cabeça? A verdade...

Scroll to Top