Pitaya, a Fruta «Doce do Deserto»

Chegou o momento de os nossos olhos se voltarem para uma das frutas mais badaladas dos últimos tempos: a pitaya. Tropical e dotada de uma aparência e sabor únicos, esta maravilha é nativa do sul do México e da América Central, sendo atualmente cultivada um pouco por todo o mundo.

As variações mais comumente encontradas da pitaya são a de casca amarela e polpa branca, a de casca rosa e polpa branca e a de casca e polpa rosa. Com uma aparência exótica, este alimento fará com que se possa afirmar que o seu sabor apenas agradará as amantes de paladares tropicais, mas a verdade é que o seu gosto é definido como sendo algo que se encontra entre o sabor da pera e o sabor do kiwi, sendo também ligeiramente adocicado.

Munida de fibras e de antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce da nossa pele, esta fruta é, efetivamente, super nutritiva, detendo inúmeras benesses para a nossa saúde que nos farão desejar acrescentá-la aos múltiplos pratos de verão que conhecemos (atendendo às suas cores especiais, a sua presença tornaria qualquer mesa mais apetitosa – em todos os sentidos!). Apaixonadas por açaí irão adorar combinar estes dois sabores e retirar o melhor de ambos para a sua saúde.

Mas os motivos que elevam a pitaya a uma escala bem mais elevada que outros alimentos não ficam por aqui. Constituindo uma boa fonte de cálcio, esta é também rica em vitaminas (A, B e C), em ómega 3 e, principalmente, em magnésio, oferecendo-nos muito mais deste mineral do que qualquer outro fruto. As suas sementes têm ainda uma ação prebiótica, contribuindo para uma flora intestinal saudável.

Também conhecida como «doce do deserto», esta fruta fortalece o nosso sistema imunológico, neutralizando os radicais livres e defendendo os nossos glóbulos brancos contra danos, funcionando também como um moderador do nosso apetite, ajudando a reduzir a sensação constante de fome. Conclusão? Poderemos estar a falar de uma das melhores aliadas para nos ajudar a manter a linha.

Saboreie este «diamante» suculento per si (simplesmente fatiando e comendo), inclua-o na sua salada ou corte-o aos pedaços e adicione ao seu iogurte grego com nozes picadas. Nunca as cores vibrantes tiveram tanto sabor.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.