Pernas Pesadas? Previna Este Problema Também no Inverno

Alguma vez teve uma sensação de peso ou inchaço nas pernas? Esses desagradáveis sintomas ocorrem, geralmente, ao final do dia, mas também em dias de maior calor ou quando se sente mais cansada.

Apesar de esta ser uma problemática bastante mais frequente no verão, uma vez que, devido às altas temperaturas características da estação, ocorre a vasodilatação (processo em que o diâmetro dos vasos sanguíneos aumenta), a verdade é que esta é uma manifestação da Doença Venosa Crónica que, tal como o próprio nome diz, é crónica e evolutiva. Mesmo depois dos meses mais quentes, que é quando as nossas pernas se queixam mais, a doença continua lá e a progredir! É por isso que é tão importante cuidar das pernas ao longo de todo o ano.

Felizmente, este problema pode ser evitado através de medidas fáceis e práticas. Encontrar soluções para tratar e retardar a progressão desta patologia que tantas vezes chamamos de sensação de pernas pesadas e inchadas é importante, tanto para melhorar o seu bem-estar geral, quanto para evitar que o quadro clínico se agrave. E, muito embora possa não considerar que este seja um problema de saúde, é muito importante preveni-lo e saber como lidar com ele, para que o silêncio das queixas no inverno não dê voz a queixas ainda piores no verão seguinte. Continue a ler para conhecer as nossas dicas.

Use roupas adequadas.

Use roupas confortáveis para si e para as suas pernas: opte por calças pouco apertadas para que não dificultem a circulação das suas pernas, lembrando-se sempre que manter a pele hidratada por baixo da roupa mesmo no inverno é essencial! A desidratação da pele agrava a comichão que tantas vezes sente nas pernas ao final do dia.

Mantenha-se ativa.

É importante manter-se ativa e exercitar as articulações e os músculos, a fim de reduzir a dor nas pernas durante o inverno. Fazer exercício aumenta a circulação sanguínea, sendo que um bom treino liberta os compostos naturais de bem-estar do corpo (hormonas da felicidade), resultando na redução da perceção da dor e melhorando o seu humor, dando-lhe uma sensação geral de bem-estar.

Faça uma massagem.

Massajar as pernas, no sentido ascendente, ativa a circulação sanguínea, facilitando o fluxo de sangue no sentido do coração. Procure na sua farmácia um gel-creme adequado para a sensação de pernas pesadas, de preferência que alivie enquanto deixa a pele hidratada.

Hidrate-se.

Tendemos a beber menos água durante o inverno, algo que pode causar desidratação. Beba pelo menos dois litros de água por dia. 

Consulte o seu médico.

A sensação de pernas pesadas, inchadas e com dor podem ser manifestações claras de Doença Venosa que, como vimos, é uma patologia crónica e evolutiva. Aproveite uma consulta de rotina e fale ao seu médico sobre as queixas das suas pernas para que ele a possa ajudar e indicar o melhor tratamento, que pode passar pela toma de um venoativo adequado.

Todas estas sugestões podem ajudá-la a evitar a sensação de pernas pesadas e a retardar a progressão da Doença Venosa Crónica durante os meses mais frios que se aproximam. Mova-se, alimente-se bem, hidrate-se, mantenha-se ativa e fale com o seu médico ou farmacêutico. A saúde das suas pernas agradece!

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.