0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Peptídeos: o Que São e o Que Podem Fazer Pela Pele

Retardar o processo de envelhecimento, reduzir a inflamação e destruir micróbios. Tudo isto pode ser colmatado com a ajuda dos peptídeos, que são versões menores de proteínas. Existem vários diferentes e destinados a múltiplos usos, sendo alguns dos mais populares todos aqueles que se incluem na categoria de peptídeos de colagénio, para a saúde da pele e antienvelhecimento, bem como na categoria de suplementos de peptídeos de creatina, para o fortalecimento muscular.

O que são exatamente os peptídeos?

De acordo com o Medical News Today, os peptídeos são cadeias curtas de aminoácidos (também eles elementos de construção das proteínas). Podendo ser mais fáceis de absorver pelo organismo quando comparados às proteínas, uma vez que são menores, podem também penetrar mais facilmente na pele e nos intestinos, algo que os ajuda a entrar de forma mais rápida na corrente sanguínea.

Os peptídeos em suplementos podem vir de fontes vegetais ou animais de proteína, incluindo ovos, leite, carne, peixe, soja, aveia, linhaça, sementes de cânhamo e trigo. Os que são de tipo bioativo têm um efeito benéfico no corpo e podem impactar positivamente a saúde humana, uma vez que, de acordo com algumas pesquisas, são responsáveis por baixar a pressão arterial, reduzir inflamações, melhorar a função imunológica e agir como antioxidantes.

Benefícios dos peptídeos na rotina de cuidados de pele

Estão sempre a surgir novos ingredientes que prometem nutrir profundamente a pele, ao mesmo tempo em que a tornam revitalizada. E muito embora alguns não valham tanto a pena como possa parecer, no caso dos peptídios a história é diferente.

Os peptídeos podem penetrar na camada externa da pele e, em vez de ficarem somente à superfície, conseguem hidratá-la mais profundamente. Eles funcionam como mensageiros de outras células, enviando-lhes sinais para produzir mais colagénio e elastina.

Uma vez que estes são aminoácidos que compõem certas proteínas necessárias à pele, nomeadamente o colagénio, a sua adição a produtos de cosmética ou a determinada suplementação pode estimular a pele a produzir maiores quantidades desta substância proteica, algo que pode resultar numa pele mais firme e com uma aparência mais jovem.

Ainda que o nosso corpo produza colagénio naturalmente, a verdade é que, com o tempo, a sua produção diminui substancialmente, algo que pode fazer com que a pele pareça mais enrugada, menos uniforme e menos luminosa.

A barreira da pele pode ser danificada por excesso de esfoliação, pela exposição ao fumo do cigarro, por outras poluições ou até mesmo por falta de sono. No entanto, os peptídeos também funcionam como uma linha de defesa do corpo contra todos esses fatores, bem como contra bactérias, raios ultravioletas, poluição e outras toxinas, contribuindo para a construção de uma barreira da pele mais forte.

Além disso, uma vez que os peptídeos também compõem as fibras de elastina, um outro tipo de proteína, a pele poderá parecer mais uniforme e revitalizada.

Sobre a escolha de produtos peptídicos

Existem vários tipos de produtos com peptídeos disponíveis no mercado. Pode optar por escolher um produto como um sérum ou um hidratante que tenha contacto prolongado com a sua pele, por exemplo. 

Olhe para o rótulo do produto e escolha os outros ingredientes com sabedoria. Os peptídeos funcionam bem em conjunto com antioxidantes, vitamina C e ácido hialurónico. O ideal é que veja os peptídeos alistados perto do topo da lista de ingredientes.  

Ler Mais
Frederica Lifestyle - Algodão Descartável VS Algodão Orgânico: Qual o Melhor?
Beleza

Algodão Descartável ou Algodão Orgânico: Qual a Melhor Opção Para Desmaquilhar?

Aparentemente, caminhamos na direção certa no tema da sustentabilidade. As alternativas «verdes»...

Beleza

Queda de Cabelo na Gravidez – Como Tratar?

Embora algumas futuras mamãs relatem que o seu cabelo fica mais brilhante...

Beleza

Como Salvar a Pele e o Cabelo Depois das Férias

Se ainda não começou a trabalhar, provavelmente já conta os dias de...

Scroll to Top