Passa o Dia a Trabalhar à Secretária? Dicas Para o Fazer de Forma Saudável

Ser boa profissional é muito importante, sim. Mas cuidar da sua saúde física e mental também o é, sobretudo porque sem esse requisito essencial, não conseguirá ser a sua melhor versão no campo laboral. E se o teletrabalho lhe exige que passe grande parte do seu dia a trabalhar à secretária, passando horas sentada, é importante recorrer a alguns hábitos que tornem esse processo mais fácil, até porque, em tempos de quarentena, manter uma rotina requer disciplina, foco e predisposição mental.

Não precisa de nos dizer: nós sabemos que é difícil não deprimir quando tudo aquilo que vê no seu feed do Instagram são pessoas – ou deusas?! – que treinam de uma forma invejável e que mantêm hábitos alimentares irrepreensíveis.  Mas a boa notícia é que existem muitas formas de contornar e de vencer a sua inércia no que toca a mudar de hábitos.

A princípio, pode não parecer a missão mais acessível do mundo implementar estas mudanças, mas com a determinação necessária verá a sua saúde e produtividade ampliarem-se significativamente.

Faça interrupções curtas ao longo do dia.

Dar uma pausa ao seu cérebro de vez em quando pode ser a melhor coisa que tem a fazer quando o cansaço aperta. Sempre que sentir que o seu corpo está demasiado tenso, ou que já não consegue raciocinar de forma lógica, dedique alguns minutos a uma caminhada rápida lá fora (com os devidos cuidados) ou opte por fazer alguns exercícios simples na sua secretária.

Estas pequenas interrupções ao longo do dia não só ajudarão a recarregar a sua mente com mais energia, como também lhe oferecerão mais foco e criatividade naquilo em que estará a trabalhar. Assim, de acordo com o Psychology Today, o seu corpo ganha a oportunidade de avançar em direção a novas metas de condicionamento físico. Experimente!

Beba mais água.

Sim, poderíamos dedicar dezenas artigos a falar sobre a importância de beber água para hidratar o nosso organismo. Beber mais água é imperativo, mas quando sentada numa secretária de trabalho oito horas por dia, esta regra ganha ainda mais força. O Healthline afirma que, ao bebermos água suficiente, estaremos a zelar pela nossa saúde em geral, prevenindo doenças, auxiliando a digestão e atingindo novas metas de desempenho físico.

Superalimentos, os seus melhores amigos.

Agora, mais do que nunca, a maioria de nós é invadida por uma vontade inexplicável de nos abastecermos de tudo aquilo que corresponda a açúcar. Quantos chocolates/ bolachas/ panquecas já comeu hoje? Bom, não precisa de responder. Tenha a iniciativa de se familiarizar com os alimentos saudáveis ​​de que mais gosta e que possam ser o complemento perfeito para este momento que está a viver. «Somos o que comemos».

Melhore a sua postura.

A nossa postura é um fator determinante no que toca à nossa saúde e conforto. Reserve um tempo para se concentrar na forma como as suas costas e cabeça podem ser afetadas, quando se encontra a trabalhar no computador o dia todo. Fazer pequenos ajustes – todos os dias – pode levar a uma melhor postura e suporte gerais para o seu corpo. É um processo gradual que lhe trará benefícios a longo prazo.

Prepare as refeições com antecedência.

Preparando as suas refeições com antecedência, tal como poderia fazer caso estivesse na sua rotina normal de trabalho, pode ser verdadeiramente útil no que diz respeito a poupar tempo (e a guardá-lo para outros pequenos prazeres que lhe possam fazer sentido).

Alguns estudos afirmam que ao preparar o seu almoço com antecedência, pode ajudar a fornecer a fonte adequada de energia para o resto do dia, reduzindo a ingestão de gordura saturada, de sal e de açúcar.

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