0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Outono, a Melhor Estação do Ano Para Dormir

De quantas coisas outonais passamos à espera o ano todo? Conseguimos contabilizá-las? As castanhas assadas, as bebidas quentes, as novas coleções de botas das nossas marcas de eleição – tudo isto, e muito mais.

Esta é a estação da renovação. O frio que se aproxima traz mudanças na luz do Sol, temperaturas mais baixas e, às vezes, uma ligeira mudança no estilo de vida. E todas estas alterações podem ter efeitos tangíveis no corpo e na mente.

Tudo no nosso corpo – padrões de equilíbrio hormonal, mudanças de humor e hábitos de sono – pode ser afetado pelos dias mais curtos de outono e pelas noites mais longas. Esta é, também, a época do ano em que perdemos alguma luz durante o dia, especialmente depois da mudança horária, algo que pode ter alguns efeitos sobre nós.

O sono no outono

De todos os meses, outubro é aquele em que as pessoas dormem mais (em média, 2 a 7 horas extras por noite). Pelo menos, é o que pesquisadores de Harvard descobriram. Quando o outono começa, é normal que as pessoas comecem a desejar dormir um pouco mais do que no verão.

Esta condição dá pelo nome de hipersónia, que é exatamente o oposto de insónia. Com dias mais curtos e noites mais longas, o nosso ritmo circadiano (ciclo de aproximadamente 24 horas sobre o qual acontecem os nossos processos biológicos, incluindo todas as mudanças físicas e mentais) fica fora de sintonia. Por essa razão, os nossos corpos precisam de descansar durante o máximo de tempo possível.

Por que motivos esta é a melhor estação do ano para dormir?

A resposta mais simples e direta é: iluminação ideal e clima perfeito.

O clima ameno e a menor exposição à luz solar proporcionam um descanso mais agradável e revigorante. Ao contrário do que acontece no inverno, onde o clima frio atinge extremos, as temperaturas outonais ajudam a amenizar a temperatura do corpo humano e do ambiente.

Para dar início ao sono, o nosso cérebro baixa a sua temperatura e, na fase em que entramos em descanso profundo, ele alcança a sua menor temperatura, proporcionando uma melhor restauração do organismo.

O facto de os dias se tornarem mais curtos e de ficarmos menos expostas ao Sol influencia diretamente a produção de melatonina (hormona responsável por regular os ciclos do sono), já que esta é uma substância produzida ao entardecer. Assim, com noites mais longas, maior a quantidade de melanina produzida e, consequentemente, melhor será a qualidade do sono.

O que deve fazer para potenciar esta influência sazonal:
  • Tornar o ambiente do quarto mais relaxante e confortável;
  • Manter um horário regular para dormir e acordar (para ajudar o corpo a compreender que a partir de determinada hora tem de descansar);
  • Deixar de lado os aparelhos eletrónicos uma hora antes de ir para a cama;
  • Estar atenta aos sinais que o corpo lhe envia e ir dormir apenas quando sentir que é isso que ele lhe está a pedir. Caso contrário, as voltas na cama serão ponto assente;
Ler Mais
Bem-estar

Como Ser Uma Pessoa Grata e Ter Uma Vida Mais Plena

Embora possamos ter a intenção de sermos gratas pelas coisas mais simples...

Bem-estar

O Que é o Namaste e Porque Deve Incluí-lo na Sua Vida

Expressa gratidão de uma alma para outra, é uma saudação carregada de...

Bem-estar

Gratidão: a Chave Para Ser Mais Saudável

Existe um elemento chave capaz de impactar de um modo inacreditavelmente positivo...

Scroll to Top