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22 de November, 2021

Há bebida mais reconfortante do que o chá? Qualquer que seja a nossa opção, ele funciona sempre como algo revigorante, nutritivo e relaxante, mantendo o nosso organismo equilibrado e contribuindo para um registo de alimentação saudável. De características antioxidantes e diuréticas a qualidades calmantes e energizantes, cada chá é um verdadeiro mundo de benefícios.

Existem milhares de ervas com uma variedade de sabores, de cheiros e de fitonutrientes com diferentes capacidades para ajudar o corpo humano. Elegemos dez dos nossos chás e infusões favoritos. Descubra as maravilhas de cada um.

1. Chá verde

Trata o inchaço, as alergias, a acne e promove a perda de peso. Este chá reduz o risco de doenças cardiovasculares e melhora a nossa função cerebral devido à presença da cafeína. Segundo alguns estudos, o seu consumo regular pode proteger a cavidade oral e reduzir a incidência de cáries.

2. Chá de camomila

É um ótimo calmante (graças às suas propriedades sedativas), ajuda a adormecer, a diminuir as dores de cabeça e a reduzir a ansiedade. Funciona também como uma ação redutora das cólicas menstruais, combatendo também problemas relacionados com a indigestão.

3. Chá de hortelã

Funciona como um remédio para as náuseas, elimina as toxinas do organismo, diminui as cólicas, combate a asma e a bronquite e tem também uma ação relaxante. Além de ser refrescante e saboroso, pode ser também utilizado para combater a falta de apetite e problemas digestivos.

4. Chá de hibisco

Um chá que se consome, na maior parte das vezes, frio. É diurético, ajuda no funcionamento dos rins e previne o envelhecimento precoce das células. Promove a perda de peso, é o melhor para controlar a pressão alta e para curar doenças respiratórias, reduzindo também o colesterol e ajudando a prevenir a diabetes.

5. Chá Oolong

Um chá que aumenta o metabolismo e que auxilia no fornecimento de antioxidantes para o corpo. É ótimo para tratamentos de pele, ajuda a promover uma boa estrutura óssea e a reduzir os nossos níveis de stress a 18%.

6. Masala Chai

O masala chai é responsável por melhorar o nosso sistema imunológico e por promover um aumento de energia, reduzindo a sensação de fadiga. Por relaxar os músculos e acalmar os nervos, este chá alivia os sintomas relacionados com a tensão pré-menstrual, controlando as alterações de humor e também as cólicas.

7. Chá de matcha

Uma opção com elevada concentração de fibras alimentares, que auxiliam no alívio da prisão de ventre e também a queimar a gordura da barriga. Estabelece um reforço da imunidade e é também desintoxicante e anti-stress.

8. Chá branco

Combate a retenção de líquidos, é benéfico para a redução de stress e, graças aos seus antioxidantes, previne o envelhecimento precoce da pele.

9. Chá preto

O chá preto diminui o apetite, emagrece e trata a ansiedade e a dor de cabeça. Por ser rico em antioxidantes, que beneficiam as células, proporciona uma melhoria da oxigenação celular, tornando as células saudáveis por mais tempo.

10. Chá de gengibre

O gengibre contém muitos compostos que podem ajudar a diminuir inflamações e a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crónicas graves. Apenas uma chávena deste chá por dia pode ajudar a reduzir a dor muscular e os desconfortos associados à artrite. A dor de estômago, a dor de garganta, a azia e a má digestão são também apaziguadas por meio do consumo desta bebida.


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