Olhe Pela Sua Saúde e Previna o Cancro do Colo do Útero

O colo do útero é um cilindro oco que conecta a parte inferior do útero da mulher à vagina. A maioria dos cancros cervicais começa nas células da superfície do colo do útero. Muitas mulheres não se apercebem da doença na sua fase inicial, porque ela geralmente não causa sintomas até aos estágios finais. Quando os sintomas aparecem, eles são facilmente confundidos com condições comuns, como períodos menstruais irregulares ou infeções do trato urinário.

De acordo com o Healthline, os sintomas típicos do cancro do colo do útero são:

  • Sangramento incomum (entre os períodos, após o sexo ou após a menopausa);
  • Corrimento vaginal com aparência ou cheiro diferente do normal;
  • Dor na pélvis;
  • Necessidade de urinar com mais frequência e dor ao urinar.

Se notar algum destes sintomas, consulte o seu médico para fazer um exame.  

ESTATÍSTICAS

Com cerca de 500.000 novos casos e 300.000 mortes por ano em todo o mundo, o cancro do colo do útero foi diagnosticado em 865 mulheres portuguesas em 2020 e a causa de morte de 379 mulheres em Portugal. 

Faça o SEU RASTREIO!

Na semana de 25 a 31 de janeiro irá assinalar-se a Semana Europeia de Prevenção do Cancro do Colo do Útero. Resultante de alterações celulares que ocorrem no colo do útero, provocadas por uma infeção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), este tipo de cancro demora, em média, dez anos para se desenvolver, o que torna possível a tarefa da prevenção, quer através da vacina, quer através do rastreio (citologia e/ou pesquisa de HPV).

Com o apoio da Roche Sistemas de Diagnósticos, a Liga Portuguesa Contra o Cancro está a realizar uma campanha de sensibilização que visa apelar à necessidade da realização do rastreio em todas as mulheres entre os 25 e os 60 anos.

Com o mote «Faz o Rastreio e Alerta as Mulheres da Tua Vida», pretende-se aumentar o conhecimento da população em geral sobre este tema, desmistificando alguns factos vulgarmente associados a uma infeção por HPV.

Este é um tema que toca a todas as mulheres. Por isso, não deixe de cuidar de si e da sua saúde e faça o seu rastreio. Esse gesto pode salvar a sua vida.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.