Entenda Como os Óleos Essenciais Podem Mudar a Sua Vida

Todas nós temos a nossa própria história e, por detrás de cada uma delas, existe um doce aroma que nos representa e que nos remete para essas memórias. E os aromas, esses, partem quase sempre daquilo que a Terra nos oferece. Hoje, a dádiva de que lhe falamos vai muito além de um simples cheiro.

Verdadeiras maravilhas da Natureza, os óleos essenciais têm vindo a tornar-se uma importante solução para enfrentar os principais desafios que o estilo de vida moderno nos coloca, oferecendo um sem-número de propriedades restauradoras ao nosso corpo, mente e espírito. Mas o que os torna tão especiais?

Existem óleos para quase tudo o que possamos imaginar: para tratar questões mais psicológicas, não tão físicas, como a ansiedade e o stress; para eliminar dores de cabeça; para travar problemas digestivos; para curar alergias; para eliminar a congestão nasal; para cuidar da pele e do cabelo. As possibilidades são extensas – e é exatamente isso que torna o mundo dos óleos essenciais ainda mais interessante de se explorar.

Frequentemente usados ​​na aromaterapia, e não só, os óleos essenciais são compostos extraídos de plantas que capturam o seu aroma e sabor, conferindo a cada óleo a sua essência característica. Uma vez extraídos, os produtos aromáticos são combinados com um óleo transportador para criar um produto pronto para uso. Assim, a forma como os óleos são produzidos é importante, pois os óleos essenciais obtidos por processos químicos não são considerados verdadeiros.

Poderosas ferramentas para induzir o relaxamento, não apenas graças aos aromas calmantes da bergamota ou da lavanda, por exemplo, estas essências também nos relembram da importância de saber respirar. E mesmo que considere desnecessário que algo a lembre desse processo vital, a verdade é que este merece a nossa atenção e é fundamental para elevar a um outro nível a nossa saúde.

COMO FUNCIONAM OS ÓLEOS ESSENCIAIS?

Os óleos essenciais são mais frequentemente usados ​​na prática da aromaterapia, na qual são inalados principalmente através de três métodos: por via do olfato, da absorção direta na pele ou por meio de processos digestivos normais. 

Podemos respirar o cheiro do óleo através de um inalador individual, que geralmente inclui gotas flutuantes de óleo essencial em água quente, mas também podemos respirar o seu perfume usando um difusor de ambiente para espalhá-lo pelo ar. Colocar gotas num lenço de papel ou algodão é também uma outra forma de inalação direta do produto.

Por outro lado, podemos aplicar o produto diluído na pele. Para isso, devemos dilui-lo num óleo transportador (de coco, de amêndoa ou de abacate) antes de aplicar na pele.

Antes de usar o seu óleo essencial, tenha em atenção as seguintes dicas:

  • Use sempre um óleo transportador ao aplicar topicamente óleos essenciais;
  • Faça sempre um teste antes de aplicar o óleo na sua pele;
  • Compre óleos essenciais 100% puros.
  • Nunca tome óleos essenciais por via oral, a menos que seja solicitado por um profissional de saúde, já que muitos são tóxicos.

A inalação dos aromas dos óleos essenciais pode estimular áreas do sistema límbico (responsável pelas emoções, comportamentos, olfato e memória), algo que pode explicar, em parte, o porquê de determinados cheiros nos serem familiares.

Alguns estudos realizados no âmbito da aromaterapia demonstraram que o cheiro de alguns óleos essenciais poderia trabalhar em conjunto com a terapia tradicional para tratar questões relacionadas com a ansiedade, com a insónia e com o stress. No entanto, as suas benesses não ficam por aqui, já que estes podem ser usados ​​dentro e fora de casa (como repelentes naturais de mosquitos, desinfetantes ou até mesmo para fazer cosméticos), sendo também utilizados para fins tipicamente medicinais.

BENEFÍCIOS DE ALGUNS DOS MELHORES ÓLEOS QUE A NATUREZA OFERECE

Óleo de coco

No verão, estamos mais expostas ao Sol e, como tal, pode acontecer queimarmos a pele. Nesse caso, o óleo de coco é o pós-sol mais natural que pode encontrar e é muito eficaz. Contém gorduras saturadas, algo que apresenta um efeito hidratante de cura, acalmando a pele queimada e ajudando a reduzir a inflamação.

O óleo de coco é, também, uma das melhores máscaras capilares. Deixa o cabelo brilhante, liso e saudável.  Antes de lavar o cabelo, aplique o óleo na noite anterior nas pontas. Na manhã seguinte, lave o cabelo para remover todos os vestígios. Também pode fazer uma massagem no couro cabeludo para melhorar a circulação, o crescimento do cabelo e para combater a caspa.

Na pele, pode esquecer os hidratantes cheios de ingredientes químicos e mudar, já, para o óleo de coco. Ele funciona maravilhosamente bem sobre a pele e pode ser aplicado em todos os tipos. As suas propriedades antioxidantes previnem o envelhecimento precoce, reduzindo o aparecimento de rugas, sendo também muito eficaz no tratamento de doenças como o eczema, a psoríase e a dermatite. E se precisar de um bom desmaquilhante, pode também usar este produto. Um verdadeiro multifunções.

Outras propriedades do óleo de coco:

  • É antibacteriano e antifúngico;
  • É rico em vitamina D, E, proteínas e outros nutrientes essenciais para a pele e para a saúde.

Óleo essencial de gengibre

O óleo essencial de gengibre é conhecido por ser dono de um aroma quente e energizante. Usado antigamente na Índia e na China, hoje é encontrado em todo o mundo, sendo apelidado de «Óleo do Empoderamento», graças ao sentimento de confiança que é conhecido por inspirar.

Conhecido pelos seus efeitos estimulantes e aquecedores, este óleo pode aumentar a concentração, enquanto suaviza e reduz os sentimentos de stress, de tristeza, de ansiedade e de fadiga.

As suas propriedades desintoxicantes e digestivas facilitam a eliminação de toxinas e, graças ao seu caráter analgésico, é conhecido por acalmar e reduzir dores e inflamações, beneficiando, assim, problemas como dores de cabeça, dores nas costas e até mesmo cólicas menstruais.

Principais benefícios:

  • É digestivo e reduz náuseas;
  • Alivia dores musculares e menstruais, reumatismo ou fadiga;
  • É um afrodisíaco natural;
  • Por estimular e melhorar a circulação, é conhecido por aumentar o crescimento do cabelo.

Utilização:
Adicionar algumas gotas a um óleo de massagem ou cosmético e, de seguida, massajar na pele.
Num difusor, proporciona sensações de autoconfiança. Pode ser inalado e usado em compressas. Adicione uma gota à sua refeição favorita ou bebida.

Óleo essencial de alfazema

Acredita-se que o nome «lavanda» seja derivado da palavra latina «lavare», que significa «lavar», por ser frequentemente usada em banhos e em roupas, graças às suas propriedades perfumadas. Com uma fragrância calmante, fisica e emocionalmente equilibrada, é muito usada para proporcionar efeitos relaxantes no corpo.

Quando usado na aromaterapia, o óleo essencial de lavanda reduz o stress, relaxando as ondas cerebrais, ao mesmo tempo em que apoia o sistema imunológico, proporcionando o alívio de sintomas de agitação que possam deixar a saúde mais frágil.

Devido às suas propriedades calmantes e relaxantes, pode ajudar quem sofre de insónias a ter noites mais serenas.

Principais benefícios:

  • Previne e combate a acne, a psoríase e a alopecia;
  • Poderoso antioxidante;
  • Muito relaxante para o corpo e para a mente, reduzindo a ansiedade e o stress, promovendo um sono mais tranquilo;
  • Alivia dores de cabeça e menstruais.

Utilização:
Adicionar algumas gotas a um óleo de massagem ou cosmético e de seguida massajar na pele. Quando aplicado no difusor, cria uma atmosfera relaxante.

Óleo essencial de limão

O óleo essencial de limão é usado ​​na medicina ayurvédica há milhares de anos para tratar uma vasta gama de problemas de saúde. É conhecido por aliviar a exaustão mental, melhorando a função cognitiva e a concentração, sendo, por esse motivo, difundido nos locais de trabalho, para melhorar o foco e a eficiência dos profissionais.

Revigorante e purificante, este óleo, quando usado na aromaterapia, pode reduzir a gripe e aliviar infeções na garganta, promovendo uma respiração mais fácil para pessoas com problemas respiratórios, ao limpar as passagens nasais.

Quando difundido em ambientes fechados, elimina as toxinas existentes no ar e nas superfícies, ao mesmo tempo em que promove uma sensação de melhoria de humor e de revitalização. Para aliviar alergias, combine-o com os óleos de lavanda e de hortelã-pimenta e passe a mistura na parte inferior dos pés e atrás do pescoço diariamente.

Principais benefícios:

  • É um desinfetante natural;
  • Limpa passagens nasais e aumenta os níveis de energia;
  • Eleva o humor e melhora a concentração.

Utilização:
Adicionar algumas gotas a um óleo de massagem ou cosmético e de seguida massajar na pele, não expondo a pele ao Sol devido à fotossensibilidade.
Pode ser aplicado no difusor, para criar uma atmosfera purificante, ou pode ser adicionado a velas perfumadas caseiras naturais.

Óleo essencial de eucalipto

O eucalipto começou por ser usado na medicina chinesa, grega e europeia graças às suas incríveis propriedades desinfetantes. Os seus componentes ativos fazem do óleo essencial de eucalipto um produto purificador, sendo também ele capaz de proteger o sistema imunológico.

Facilita a respiração, proporciona uma sensação de relaxamento e refresca, quando usado em massagens. Os seus benefícios de cura devem-se às suas qualidades anti-inflamatórias, descongestionantes, antisséticas e antibacterianas. Quando utilizado na aromaterapia, o seu aroma refrescante alivia a exaustão mental, aumentando a circulação no cérebro e rejuvenescendo o espírito. Quem sofre de congestão nasal pode difundir este óleo no quarto durante a noite, para limpar as passagens nasais e eliminar as bactérias transportadas pelo ar que contribuem para a sensação de mal-estar.

Algumas gotas deste óleo revigorante colocadas na mão durante o banho podem ser inaladas para promover uma sensação de vitalidade. É também usado para aliviar os desconfortos associados à fadiga, dores de cabeça e dores musculares.

Principais benefícios:

  • Alivia problemas do sistema respiratório;
  • Descongestiona e alivia a tosse e/ ou constipações;
  • Relaxa e refresca.

Utilização:
Adicionar algumas gotas a um óleo de massagem ou cosmético e de seguida massajar na pele.

Óleo essencial de canela (casca)

A canela é uma das especiarias mais antigas e mais valiosas do mundo. Hoje, é usada sob a forma de especiarias, de ervas, de pó e de chá para tratar doenças emocionais e físicas, como a depressão, problemas respiratórios e digestivos ou até mesmo cólicas menstruais.

Na aromaterapia, o óleo essencial de casca de canela é conhecido por diminuir os sentimentos de depressão e de exaustão, relaxando o corpo e estimulando a libido, sendo considerado por muitos um afrodisíaco natural eficaz.

Quando difundido em toda a casa, o seu perfume deixa o espaço refrescado, emitindo uma fragrância calmante. Este óleo pode ainda fortalecer os nossos níveis de imunidade e dar-nos mais energia.

Principais benefícios:

  • É um poderoso antifúngico, antibacteriano e antiviral;
  • Estimula o sistema imunitário e é eficaz contra a artrite e dor em geral.

Utilização:
Adicionar algumas gotas a um óleo de massagem ou cosmético e, de seguida, massajar na pele. Pode também adicionar uma gota à sua refeição favorita ou bebida.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.