0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Óleo Essencial de Ylang-Ylang: um Afrodisíaco Natural Com Propriedades Calmantes

Proveniente da Cananga odorata, planta nativa das Filipinas e da Indonésia, o óleo essencial de ylang-ylang apresenta uma enormidade de benefícios para a saúde. Considerado «o óleo da criança interior», afeta o nosso equilíbrio emocional e os sistemas cardiovascular e hormonal, sendo conhecido como um dos óleos essenciais afrodisíacos mais poderosos, uma vez que influencia a nossa energia sexual, acalmando a mente e o corpo e despertando a sensualidade. 

Vulgarmente usado na aromaterapia, este óleo é capaz de acalmar sentimentos de stress, de ansiedade e de tristeza. As suas propriedades antidepressivas não só dissipam as emoções negativas, como também promovem sentimentos positivos de alegria e de otimismo, melhorando o nosso humor. Já pode adquirir o seu óleo essencial de ylang-ylang, através desta ligação.

Sobre a árvore 

As árvores ylang-ylang são nativas das Filipinas, da Malásia e da Indonésia. Crescem rapidamente, precisam de muito Sol para crescer e são mais felizes em condições de floresta tropical. Apresentam folhas verdes lisas e brilhantes e, muitas vezes, estão cobertas de flores perfumadas, que mudam de cor à medida que se desenvolvem.  

Estas árvores também produzem frutos, que ficam pretos quando maduros e fornecem uma fonte útil de alimento para uma grande variedade de pássaros tropicais e pequenos mamíferos. As mariposas polinizam as flores de ylang-ylang, que libertam o seu perfume mais forte à noite, para atraí-las. 

História 

O ylang-ylang tornou-se conhecido pelos exploradores europeus em 1600 e, com o tempo, a sua fragrância tornou-se popular em toda a Europa. 

No início do século XX, depois de um químico francês ter descoberto as suas propriedades medicinais, o óleo essencial de ylang-ylang passou a ser usado como remédio para infeções intestinais. Além disso, nas Filipinas, por exemplo, é tradicionalmente usado para tratar cortes, queimaduras e picadas de insetos. 

Hoje, este óleo é reconhecido, sobretudo, pelas suas propriedades relaxantes, aliviando os efeitos prejudiciais da ansiedade e do stress, sendo considerado benéfico para tratar doenças associadas à saúde reprodutiva feminina (síndrome pré-menstrual, baixa libido, etc.).  

Simbolismo   

Na tradição da religião natural Wicca, o ylang-ylang está associado ao planeta Vénus e pode ser usado como amuleto do amor. Acredita-se que o seu aroma ajuda a dissipar o medo e a promover a autoconfiança. Combinando as suas propriedades estimulantes e calmantes, o ylang-ylang também ajuda a promover a autoaceitação e o amor-próprio, eliminando emoções autodestrutivas.

Um afrodisíaco vindo da Natureza 

A nossa energia sexual está associada à criatividade e, como tal, estimulá-la é muito mais significativo do que proporcionar um alcance mais facilitado ao orgasmo. Alguns óleos essenciais podem impulsionar a sua vida sexual, como é o caso da fragrância brilhante e floral do ylang-ylang que, sendo rica em notas de especiarias e frutas, é famosa por ser sensual e calmante.  

Na Indonésia, acredita-se que as flores desta árvore detêm propriedades afrodisíacas, fazendo parte da sua cultura espalhá-las na cama de um casal recém-casado. Esta qualidade é-lhe reconhecida pelo facto de, alegadamente, ser capaz de aumentar a libido e a sensualidade entre o casal, abordando os fatores mentais e emocionais que, não raras vezes, impedem um clima mais romântico.   

Quando os nossos níveis de stress estão altos, alguns óleos essenciais podem ajudar-nos a acalmar. Por outro lado, quando nos falta energia, existem outros que podem ter o efeito estimulante de que precisamos, nomeadamente os afrodisíacos, que promovem a excitação pelo facto de aumentarem a circulação e o fluxo sanguíneo.  

Pode criar uma sinergia entre este óleo e outros, através de uma massagem para acender a química e despertar o desejo na pessoa amada. Os aromas tropicais e femininos do ylang-ylang fundem-se muito bem com as notas adocicadas e masculinas do óleo essencial de sândalo e com o jasmim. O resultado é uma combinação de aromas sedutora, que intensifica a paixão e o romance. 

Propriedades e aplicação  

Na aromaterapia, o óleo essencial de ylang-ylang é usado para os seguintes problemas: 

  • Ansiedade; 
  • Ausência de libido;
  • Dores de cabeça; 
  • Febre; 
  • Insónias; 
  • Tensão muscular; 
  • Constipações. 

Algumas formas de uso: 

  • Misturar com um óleo transportador (óleo vegetal utilizado para diluir os óleos essenciais) para cuidar da pele seca e para massagens no couro cabeludo, a fim de promover a produção de óleo e reduzir o ressecamento;  
  • Misturar com água no difusor aromático, para proporcionar sensações de relaxamento através da inalação e/ou para refrescar a pele do rosto; 
  • Preparar uma massagem afrodisíaca calmante ou um banho revigorante de imersão, misturando com um óleo vegetal adequado (exemplo: óleo de amêndoa); 
  • Misturar 1 gota com óleo vegetal de amêndoas doce, adicionar 3 gotas de óleo essencial de palmarosa, 1 gota de óleo essencial de sálvia e 1 gota de óleo essencial de patchouli, passar sobre o corpo após o banho e massajar, para estimular a feminilidade; 
  • Adicionar a sais de banho para uma experiência relaxante; 
  • Adicionar a um óleo transportador para hidratação capilar. 

Fontes: Verywell Health e Saje 


Este artigo serve apenas para fins informativos, não pretendendo ser substituto de um diagnóstico, aconselhamento ou tratamento médico profissional. Nenhuma informação contida neste artigo ou fornecida de outra forma em frederica.pt tem como objetivo diagnosticar, tratar ou curar qualquer paciente ou deve ser considerada como aconselhamento médico ou prática de medicina.

Ler Mais
Bem-estar

Como Ser Uma Pessoa Grata e Ter Uma Vida Mais Plena

Embora possamos ter a intenção de sermos gratas pelas coisas mais simples...

Bem-estar

O Que é o Namaste e Porque Deve Incluí-lo na Sua Vida

Expressa gratidão de uma alma para outra, é uma saudação carregada de...

Bem-estar

Gratidão: a Chave Para Ser Mais Saudável

Existe um elemento chave capaz de impactar de um modo inacreditavelmente positivo...

Scroll to Top