0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

O Que é o Namaste e Porque Deve Incluí-lo na Sua Vida

Expressa gratidão de uma alma para outra, é uma saudação carregada de significado e é usado principalmente pelos hindus para demonstrar respeito e humildade — o Namaste é tudo isto, mas a sua verdadeira essência estende-se a várias dimensões, incluindo a espiritual. 

Namaste é uma palavra sânscrita (oriunda da língua antiga da região do sul da Ásia) que significa “eu curvo-me diante de ti” ou “o Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em ti”. Na cultura indiana, e segundo as crenças budistas e hindus, trata-se de um sinal de respeito e de boa vontade para com o outro. Quando proferido, este termo é acompanhado de um gesto em que as palmas das mãos são unidas em prece, inclinando a cabeça como forma de cumprimento. 

O conceito de Unidade 

Namaste traz a essência da unidade e uma compreensão da nossa verdadeira natureza. Todas as palavras possuem uma forma de energia e, como tal, dizer Namaste pode, também, provocar um impacto positivo nas pessoas que recebem esta saudação, uma vez que ela é cientificamente racional, pois quando as duas mãos estão unidas, o topo de todos os dedos entra em contacto um com o outro, simbolizando a união com o todo.

Namaste & espiritualidade 

O termo Namaste não só abre o caminho para uma alma encontrar outra alma, como também é usado para orar pela manhã. Segundo os estudiosos, a mão direita de uma pessoa está mais ligada à fé, ao passo que a mão esquerda está mais ligada ao pensamento. Unindo as duas mãos, unem-se essas duas forças. 

Esta palavra representa a ideia de que todos somos um: todos somos da mesma matéria e temos muito mais semelhanças do que diferenças. De acordo com a filosofia tântrica — que olha para o corpo humano como um meio para atingir o conhecimento —, cada pessoa, pensamento, sentimento ou experiência é uma expressão perfeita da consciência divina. Quando nos lembramos de quem somos através desta prática espiritual, passamos a compreender que não existem barreiras entre nós e os outros. Todos fazemos parte do mesmo sistema. 

Deixar de alimentar o ego 

Quando dizemos Namaste de uma forma realmente sentida e com intenções verdadeiras, escolhemos ligar-nos a uma consciência suprema, ao invés de nos focarmos no ego, que facilmente nos pode fazer acreditar que somos superiores/inferiores aos outros seres.

Um dos grandes objetivos deste cumprimento é deixar que as nossas limitações desapareçam, honrando as partes mais elevadas e autênticas do nosso próprio ser. Viver a vida com esta consciência é também, por si só, uma prática de meditação. 

Namaste no Yoga 

Se pratica yoga, provavelmente já está familiarizada com o Namaste, já que esta é uma postura muito presente nesta modalidade, sendo geralmente feita antes e depois de cada aula. Apelidado de Anjali Mudra, este gesto é usado para manter o cérebro calmo e um sorriso no rosto, algo extremamente importante nesta prática, uma vez que acalma a raiva e outros sentimentos negativos que possam existir dentro de nós. 

Na postura Namaste, focamos a nossa atenção num único ponto. E uma vez que o yoga não atua apenas no aspeto físico, mas também no espiritual e mental, as suas múltiplas posturas podem ajudar-nos a libertar a mente, reduzindo o stress e deixando-nos mais confortáveis e com uma maior paz de espírito.  

Uma forma de gratidão 

A emoção espiritual com a qual esta saudação é feita minimiza as vibrações negativas que nos rodeiam, criando um ciclo para passar energia positiva a quem recebe o gesto.  

Acredita-se que os nossos chakras se alinham e conectam durante esta declaração, fazendo com que nos concentremos apenas nas bênçãos do nosso corpo físico e espiritual. Esta é também uma preciosa forma sagrada de gratidão. Honre o dom da vida em cada «Namaste» e em cada «obrigado». Procure encontrar o significado que esta saudação fala ao seu coração e passe a incluí-la na sua vida para apreciar todas as coisas com compaixão. De nós, para si, Namaste!

Fonte: Chopra

Ler Mais
Bem-estar

Outono, a Melhor Estação do Ano Para Dormir

De quantas coisas outonais passamos à espera o ano todo? Conseguimos contabilizá-las?...

Mente

As Verdades Ocultas Sobre o Que Sonhamos à Noite e o Porquê de Sonharmos

Costuma lembrar-se do que sonha? Ou pertence ao grupo das pessoas que...

Beleza

Body Combing: um Tratamento de Beleza Para as Amantes de Cristais

O mundo da beleza está totalmente voltado para um novo tratamento que...

Scroll to Top