O Que Acontece à Sua Pele Quando Deixa de Usar Maquilhagem?

Nesta fase, decerto que já entendeu que trabalhar a partir de casa é, não só, uma realidade do presente, como também uma realidade de um futuro próximo. Talvez se encontre, neste momento, a pensar no quão simbólico era o simples gesto de tomar o café matinal assim que chegava ao escritório ou nas saudades que tem de fumar um cigarro numa esplanada, enquanto ouve bossa nova. Porém – e deixando de lado tudo o que está a «perder» – que tal focar-se nas vantagens do momento atual? Mais tempo em casa significa mais tempo para dedicar ao lar, à família e ao seu animal de estimação, mas não só. Mais tempo dentro do seu espaço também quer dizer que passará mais tempo sem maquilhagem, bem ao estilo au naturel.

Se é o tipo de mulher que gosta de se maquilhar diariamente, é muito provável que já se tenha questionado acerca daquilo que acontece à sua pele quando decide dar-lhe um descanso merecido do uso de cosméticos.

Que efeito tem, afinal, a ausência de uso de maquilhagem durante alguns dias?

Segundo os especialistas, por norma, quando as pessoas param de usar maquilhagem (especialmente se esta for do tipo comedogénico, deixando os poros obstruídos), a pele acaba por revelar algumas melhorias notórias.

Parar de usar este tipo de cosmética funciona como uma revitalização da pele, deixando-a mais brilhante, mais uniforme e menos seca. Quando optamos por fazer uma pausa no que toca ao uso de maquilhagem por um dia, a pele tem, aí, a oportunidade de respirar, voltando a encontrar o seu equilíbrio.

Dependendo dos níveis de humidade, de stress e de outros fatores que nos rodeiam, a nossa pele muda de comportamento. Assim, nos dias em que a cobrimos de maquilhagem, ela pode, por um lado, aumentar ou diminuir a produção de sebo e de óleo, mas por outro, também pode aumentar ou diminuir as suas substâncias hidratantes naturais.  

Neste período de quarentena – que ainda não sabemos quando acabará – é importante que mantenha a sua rotina de beleza e que não deixe de lhe dar a importância devida. Não descure os passos essenciais para o cuidado da pele, como seja o uso de cremes hidratantes, de séruns faciais e, claro, do protetor solar (especialmente nos dias em que decide ir à varanda ou à janela, equilibrar os seus níveis de vitamina D!).  

De acordo com alguns dermatologistas, se optarmos por deixar de lado o uso de maquilhagem durante uma semana, problemáticas como a acne podem ser visivelmente melhoradas, sendo que existe, também, uma menor probabilidade de surgir o aparecimento das indesejadas borbulhas. A rosácea, frequente em muitas mulheres, pode, igualmente, denotar algumas melhorias, já que se reduzem as hipóteses de que a pele entre em contato com ingredientes potencialmente irritantes ou que deixem os poros obstruídos.  

A par de tudo isto, nos casos em que decidimos passar um mês sem usar maquilhagem, os benefícios serão ainda maiores. Isto acontece porque o ciclo de renovação das células da pele dura cerca de 28 dias. E isto é algo que a nossa derme faz sozinha (sim, o nosso corpo é mesmo uma máquina espantosa!).

Faça uma pausa!

Isto não significa que tenha de abandonar por completo o uso de make-up. Contudo, a verdade é que a aplicação de uma maquilhagem diária pode interferir neste ciclo natural da pele de que falamos. Por isso, quanto mais tempo a sua pele ficar livre destes produtos embelezadores, melhor regulará a sua temperatura, a produção de óleos, a hidratação e o processo natural de esfoliação.

Saiba que, desta forma, também poderá abdicar de passos não tão necessários da sua rotina de cuidados de pele, como o uso de uma água micelar ou de um tónico. Isto porque não existem resquícios de maquilhagem para remover, como aconteceria no final de uma qualquer noite normal na sua vida.

Só vantagens, certo?

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.