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O Inhame e os Seus Benefícios Para a Mulher

O poder de um qualquer superalimento não é algo que possa ser contestado. Não constituindo uma exceção, o inhame chega às nossas vidas para nos continuar a provar precisamente isso.

No que diz respeito à saúde da mulher, este alimento pode ser considerado um dos nossos melhores amigos: de acordo com diversos estudos, sabe-se que o seu consumo, por parte de mulheres que se encontrem na menopausa, reduz o risco do cancro da mama e de doenças cardiovasculares. Apesar de em termos científicos os seus mecanismos não terem sido ainda compreendidos na sua totalidade, consta-se que o seu consumo pode mesmo ser propício ao aumento da fertilidade de mulheres que o consumam com alguma regularidade.

Também utilizado para tratar a anemia e para fins mais práticos, como sejam a limpeza da nossa pele, o inhame é um alimento que, por nos proporcionar a queda do estrogénio, consegue diminuir determinadas problemáticas comuns e transversais a todas nós, como sejam as insónias, as dores nas articulações, a hipertensão e também os sintomas relacionados com a menopausa, nomeadamente as diversas ondas de calor e de frio no organismo.

A par de tudo o isto, sendo uma verdadeira fonte de saúde para todas as mulheres, o inhame destaca-se por ser rico em vitamina A e C, bem como por possuir vários aminoácidos (niacina, riboflavina e tiamina), sendo estes também antioxidantes responsáveis por fortalecer o nosso sistema imunológico.

Apesar de este não ser um dos alimentos mais bonitos disponíveis no mercado, a verdade é que devemos convir que ainda que não represente o suprassumo da beleza, o inhame consegue compensar-nos através de todos os nutrientes que reúne na sua composição, principalmente através das vitaminas do complexo B (vitamina B6, vitamina B1, riboflavina, ácido fólico, etc.) e de minerais como o cobre, o potássio, o ferro, o magnésio, o cálcio e o fósforo.

Por ser considerado um carboidrato de baixo índice glicémico (o que significa que os seus carboidratos são libertados mais lentamente para a corrente sanguínea, evitando picos de glicemia) este é um alimento bom para quem se encontra a fazer dieta, já que, através do seu consumo, a insulina é produzida em menor quantidade, evitando o mecanismo de acumulação de gordura no abdómen. Assim, a nossa saciedade é prolongada, sendo evitado o consumo de calorias extra das quais não necessitamos.

Além disso, picos de glicemia levam a quedas muito rápidas, que desencadeiam a fome mais rapidamente. Ou seja, consumir alimentos ricos em fibras como o inhame favorecem a saciedade mais prolongada, o que evita a ingestão de calorias extra. Ainda assim, deve ser ingerido com moderação, de preferência cozido, assado ou feito a vapor.

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