0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

O Fruto Mais Apetecido do São Martinho

É tempo de São Martinho. Altura em que gostamos de desfrutar da mítica castanha assada, cheia de si, enquanto fruto distintivo da época outonal. É um tanto ou quanto difícil não nos deixarmos levar pelo cheiro que lhe é conhecido, que impera nas ruas da cidade ou que se sente perto de uma qualquer lareira, nas tardes douradas.

A castanha é uma fruta única, oriunda das árvores da espécie Castanea Sativa, que se desenvolve no interior do ouriço. Trata-se de um fruto que é mais usual no continente asiático, apesar de se acreditar que este possa ter estado ligado à culinária tradicional italiana, ao longo de séculos.

Cozidas com erva-doce, assadas, secas, ou na forma de compota, as castanhas não perdem nunca o seu carácter dúctil e naturalmente saboroso. Porém, a versatilidade não é a única qualidade que lhes é devida. Comparativamente a alguns frutos secos – nozes, avelãs ou até mesmo amêndoas – a castanha detém, surpreendentemente, baixo teor em gordura (por cada 100 gramas, contém 185 quilocalorias), assumindo características nutricionais semelhantes às dos cereais. A par de tudo isto, as castanhas são ricas em hidratos de carbono complexos (sob a forma de amido e de fibra), sais minerais (potássio, fósforo e ferro) e contêm as vitaminas B2, E e C (quase tanta vitamina C como 100g de laranja!).

Por ser tão especial, este fruto é aplicado na medicina, já que detém propriedades de cura e de prevenção e pelo facto de ser, também, um alimento estomáquico, sedativo e revigorante. As suas quantidades consideráveis de vitamina B e de fósforo (elemento super importante no desenvolvimento dos ossos e dos dentes) levam a que a castanha ajude a manter o nosso sistema nervoso mais saudável, sendo recomendada a pessoas que sofram de stress físico e psicológico.

O facto de deter selénio na sua composição nutricional poderá estar relacionado com a preservação das células, já que promove a libertação de enzimas que combatem os radicais livres, levando, consequentemente, ao retardamento dos sinais de envelhecimento. E assim se dita fim à culpa: sim, estamos a dizer-lhe que pode comer as castanhas da época sem sentir qualquer tipo de remorso. Desfrute e aproveite o São Martinho em bom.

Ler Mais
Alimentação

Estes São os Melhores Alimentos Para Saborear Antes do Fim do Verão

Temporadas de verão são sempre especiais. Porém, maresias e pores do Sol...

Alimentação

Melhore o Desempenho do Cérebro Com os Alimentos Certos

O que comemos tem um impacto considerável no nosso cérebro e, por...

Alimentação

Guia Para um Barbecue Saudável

No verão, apetece-nos juntar os amigos para comer uns petiscos e passar...

Scroll to Top