0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Noite Feliz? Nem Sempre. Supere a Solidão Este Natal

O Natal nem sempre é uma noite feliz, como nos diz uma das músicas natalícias mais populares de sempre. Este ano, muitas de nós irão passar o dia 25 de dezembro sozinhas. O facto de morar longe da família, juntamente com a necessidade de cumprimento do isolamento social, pode, não raras vezes, originar estados de ansiedade e um sentimento de solidão consideravelmente profundos.

Sentimentos de melancolia são perfeitamente naturais numa época como esta. Isto pode acontecer porque, à medida que o dia 25 se aproxima, maior é a quantidade de memórias do passado que podem surgir, relembrando membros da família que já partiram, por exemplo. Além disso, pelo facto de esta ser uma quadra que celebra a união, o amor e a família, poderão surgir, também, sentimentos de tristeza no que diz respeito ao tipo de relação que temos com determinados parentes.

Se passarmos a quadra natalícia sozinhas, podemos começar, primeiramente, por observar o nosso estado mental e perceber de que forma é que este está a contribuir para a nossa solidão; depois, numa segunda fase, é importante que encontremos algo que possamos fazer para que nos sintamos menos sozinhas.

Saiba olhar para si e apreciar o que tem.

A temporada natalícia é perfeita para praticar a gratidão e explorar aquilo que de melhor a vida lhe tem oferecido nos últimos tempos: saúde, comida na mesa, roupa lavada. É mais fácil superar a ansiedade quando conseguimos compreender as pequenas bênçãos diárias que recebemos e ficar gratas por elas.

Se os sentimentos e pensamentos negativos se apoderarem da sua mente, pergunte-se o que faria se tivesse capacidade para lidar com a situação ou situações que a preocupam. Temos mais controlo sobre os nossos pensamentos do aquilo que imaginamos.

Passando esta temporada sem companhia, terá, essencialmente, dois caminhos a seguir: sentir-se sozinha ou ficar feliz por conseguir ter esse tempo só para si. Reformule os seus pensamentos negativos, para que se consiga focar, única e exclusivamente, no lado positivo das circunstâncias.

Desfrute da sua companhia.

Se ficar sozinha nesta quadra for inevitável, tente planear um dia diferente, totalmente dedicado a si, focando-se em tudo aquilo que poderá contribuir para que se sinta melhor.

Pode fazer um pequeno-almoço diferente, comprar um presente online para oferecer a si mesma ou preparar uma lista com os seus filmes e séries favoritos. Parece-lhe bem? O Natal é a época perfeita para se entregar a tudo aquilo que a faça feliz. Portanto, reúna tudo aquilo que a faz sorrir neste dia.

Conecte-se virtualmente.

É fundamental que não se isole em demasia. Se não tiver a possibilidade de ir à sua cidade natal, para estar na presença dos seus familiares, experimente agendar um horário específico com alguns membros da sua família para uma videoconferência. Podem preparar uma receita tradicional em conjunto e, ao mesmo tempo, manter o contacto.

É certo que a pandemia mudou a forma como vivemos e como organizamos o tempo que passamos com a nossa família e amigos, mas isso não significa que não possamos divertir-nos e ter esperança num futuro mais risonho.

Pense no que poderá fazer com as pessoas que lhe são queridas quando voltarem a poder estar juntas. Assim, terá algo por que esperar e poderá ficar mais feliz e entusiasmada em tempos incertos.

Criar contactos virtualmente pode, também, ser uma hipótese muito positiva e gratificante. Desenvolver novas amizades e conexões, no conforto da sua casa, pode ajudar a que se sinta menos sozinha, abrindo o seu mundo e os seus horizontes.

Esteja presente na vida de quem se encontra a passar por uma fase delicada.

Se conhecer alguém que precise de apoio por ter perdido alguém nos últimos tempos, mostre-lhe que pode contar consigo para o que for necessário. Faça uma chamada telefónica a quem se encontra numa situação mais delicada, pois esse pequeno gesto poderá fazer toda a diferença na vida dessa pessoa. Esteja presente, agora, mais do que nunca – ainda que à distância, terá todo o valor para quem está do outro lado.

Ler Mais
Bem-estar

Como Ser Uma Pessoa Grata e Ter Uma Vida Mais Plena

Embora possamos ter a intenção de sermos gratas pelas coisas mais simples...

Bem-estar

O Que é o Namaste e Porque Deve Incluí-lo na Sua Vida

Expressa gratidão de uma alma para outra, é uma saudação carregada de...

Bem-estar

Gratidão: a Chave Para Ser Mais Saudável

Existe um elemento chave capaz de impactar de um modo inacreditavelmente positivo...

Scroll to Top