Não Consegue Meditar? Experimente Relaxar Com Estes Momentos Meditativos

Se faz parte do grupo de pessoas que por mais que tente, não consegue meditar, temos um conselho para si: não desista. Tirar proveito de todos os benefícios que a meditação tem para nos oferecer passa por aproveitar pequenos momentos – que aparecem aleatoriamente ao longo do dia e nos fazem procurar instintivamente uma distração –, como aqueles em que está à espera numa fila de supermercado.

O stress, a ansiedade e a depressão são um problema sério nos tempos que correm, ao mesmo tempo em que os acontecimentos recentes são um terreno fértil para uma epidemia de tristeza. No entanto, tudo isto pode ser aliviado através da meditação. As técnicas meditativas podem ajudar-nos a focar no momento presente e podem ajudar a atenuar a dor que podemos estar a sentir, auxiliando-nos a dormir melhor, a controlar reações impulsivas e a melhorar os nossos relacionamentos.

A meditação ajuda-nos a viver as nossas vidas à medida que elas acontecem, não como uma espécie de música de fundo para pensamentos do passado e imaginações do futuro, pois o foco está completamente no presente – no aqui e no agora. Deixamos-lhe alguns momentos meditativos fáceis de praticar. Qualquer pessoa, por mais ocupada que seja, pode experimentá-los. Tome nota.

Respirar fundo

Sabe aqueles momentos em que está a poucos momentos de perder o controlo de tudo o que está a sentir e em que as pessoas à sua volta lhe dizem “tem calma, respira fundo”? Em boa verdade, respirar é realmente uma ajuda preciosa, mas não é algo que consiga sentir e perceber logo após as primeiras inspirações e expirações. Tomar as rédeas da sua respiração é a dica mais simples que encontrará neste pequeno guia, até porque este é o tipo de gesto que pode fazer em qualquer lugar e a qualquer hora – no entanto, de uma forma consciente.

Respire fundo e deixe a sua atenção seguir a sua respiração ao sentir o seu abdómen subir e descer, ao expirar. Depois de algumas expirações, já terá sinalizado o seu corpo de que este precisa de relaxar e de recarregar as suas energias.

O prazer está no prato

Saborear a sua comida conta como meditação. Lembra-se de ter provado algum alimento ou refeição na sua vida enquanto estava ocupada a fazer qualquer outra coisa? A ideia é, justamente, evitar essa distração. Comer e descobrir novos sabores é um dos maiores prazeres que poderemos ter na vida. Alguma vez parou para pensar na forma como tem comido ultimamente? Será que está a usufruir de todos os sabores que o seu prato lhe oferece? Esta técnica chama-se mindful eating e defende que cada alimento da sua refeição deve ser devidamente sentido e apreciado. Então, porque não parar para cheirar, provar e sentir as sensações que a sua comida lhe proporciona?

Procurar algo agradável de observar

Alguma vez sentiu necessidade de procurar o seu telefone num semáforo para verificar as suas mensagens ou o seu e-mail? Em vez de o fazer, respire fundo e procure no seu ambiente algo agradável de se observar e tente relaxar. Esse é, também, um momento meditativo.

Desejar felicidade

Desejar felicidade ao próximo. Esta é uma prática simples, mas poderosa. Sempre que encontrar alguém, diga a si mesma: “Quero que esta pessoa seja feliz”. Desta forma, estará a cultivar uma aura de bondade que, se estiver atenta, poderá sentir.

Se puder desejar felicidade a todas as pessoas que vê num dia, obterá os mesmos benefícios que elevam o humor de uma sessão formal de meditação com compaixão, onde imagina um círculo cada vez mais amplo de abundância. A meditação da compaixão começa sempre consigo mesma. Portanto, antes de desejar felicidade aos outros, reserve um momento para desejar a sua própria felicidade.

SINTA A MUDANÇA

Experimente um destes momentos meditativos, observe como isso a faz sentir e, rapidamente, encontrará ainda mais oportunidades para viver outros momentos de meditação que, ao longo do dia, terão um efeito positivo no seu bem-estar. E se decidir que tem cinco minutos ou mais para se sentar em silêncio e apenas respirar, esse seu momento tornar-se-á a ponte para a construção de um hábito meditativo.

É desta que dá uma oportunidade a este ato de contemplação mental?

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