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Também conhecido como milhete, milho-miúdo ou milho-painço, o millet é um grão ancestral inicialmente cultivado no norte de África e na Ásia, já que prefere solos áridos e secos para crescer.

Rico em ferro, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B, de acordo com a USDA National Nutrient Database, 100 gramas de millet contêm 11 gramas de proteína, 8,5 gramas de fibra, 72 gramas de carbo-hidratos e 114 miligramas de magnésio.

Apesar de a sua estrutura proteica ser semelhante à do trigo, o millet não tem glúten, sendo apto para doentes celíacos. De acordo com pesquisas feitas pela Universidade do Kentucky, o millet, rico em magnésio, é um bom aliado na redução da pressão arterial e risco de ataque cardíaco. Além disso, sendo uma fonte de potássio, atua como vasodilatador, mantendo o sistema circulatório em boas condições.

De mãos dadas com a saúde do coração está também o colesterol. Uma dieta rica em fibras tem um impacto na redução do colesterol mau, enquanto promove os efeitos do colesterol bom. O millet vai contribuir então para melhores níveis de colesterol. Graças aos níveis significativos de magnésio, o millet vai também ajudar a prevenir diabetes tipo 2.

O millet é ainda de fácil digestão, sendo indicado para pessoas com problemas de estômago, no baço e no pâncreas.

Aliado a todos os benefícios já mencionados, o millet é muito versátil, graças ao sabor agradável e neutro, podendo ser usado quer em pratos doces, quer em salgados. Pode ser consumido como cereal, em papas ou snacks, ou servido como acompanhamento, sendo uma boa alternativa às batatas, à massa ou ao arroz.

 

Como cozinhar?

Antes de cozinhar o millet, coloque-o num recipiente de vidro coberto com o dobro de água. Deve estar de molho durante algumas horas ou de um dia para o outro. Depois de demolhar, deite fora a água e lave-o. Para cozer o millet, coloque-o num tacho com água quente e sal. Quando começar a ferver, tape o tacho, reduza o lume para mínimo e deixe cozer até a maioria da água evaporar, o que deve demorar cerca de 10 minutos. Desligue o lume e deixe tapado por mais 10 minutos.

O millet está à venda nas zonas de dietética dos supermercados ou em qualquer loja de produtos naturais ou biológicos.

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