Metabolismo. Quatro Formas de o Impulsionar Para Ficar Com um Corpo Mais Bonito

Já todas ouvimos dizer que para aumentar o nosso metabolismo, basta-nos beber um chá milagroso que promete mover mundos e fundos para reduzir o nosso peso. Porém, em boa verdade, a maioria das dicas como esta não são baseadas em evidências consideradas saudáveis e/ou sustentáveis.

Se quer reduzir um pouco o seu peso de modo saudável – não há nada de errado nisso – ou se, simplesmente, pretender aperfeiçoar a sua forma física, mantendo o seu metabolismo ativo, deixamos-lhe alguns métodos cientificamente comprovados que pode experimentar.

Beba bastante chá verde ou água fria.

Dê uma oportunidade à medicina chinesa e adicione o chá verde à sua rotina diária. De acordo com algumas pesquisas, o consumo regular deste chá – e também de chá oolong – aumenta o nosso metabolismo.

O chá verde é responsável por converter algumas das nossas reservas de gordura em ácidos graxos livres, que podem causar um aumento de até 17% na queima de gordura. Desta forma, aconselha-se que beba entre quatro e cinco chávenas por dia, ou então que prepare uma garrafa para toda a semana para guardar no frigorífico e ir bebendo.

Algumas das ações do aumento metabólico associadas ao chá verde são relativas ao seu teor de cafeína. Por isso, se já bebe muito café, esse efeito pode ser reduzido.

Outra bebida que pode fazer maravilhas é a água gelada (a mais simples de todas). Ela pode ajudá-la a desencadear um efeito de queima de calorias no seu corpo, mantendo-o saciado por mais tempo. Ao beber mais água, substitui o consumo de bebidas açucaradas ou outras que em nada contribuem para a redução do seu peso corporal, o que torna esta decisão inteligente por si só. No entanto, existe ainda outro motivo que torna mais viável esta opção: o facto de o seu corpo precisar de se aquecer, depois de o hidratar com uma água a uma temperatura bastante reduzida, a fim de estimular o mesmo efeito térmico da digestão da queima de calorias.

Esta é talvez a mudança mais simples que pode fazer neste âmbito; no entanto, com grande impacto positivo.

Aumente o consumo de proteínas.

Sim, é verdade que o nosso corpo recebe energia dos alimentos, mas na realidade o nosso organismo também usa essa mesma energia para os digerir. O processo de digestão também aumenta o metabolismo e o corpo precisa de queimar calorias para ingerir outras.  

Ingerindo proteínas, o corpo apresenta uma maior taxa de efeito térmico dos alimentos (nome do processo de que falamos acima). Desta forma, e diminuindo os carboidratos e açúcares vazios da sua dieta, que não são nutritivos e tendem a causar o efeito inverso àquele que pretende, será muito mais fácil prolongar o seu metabolismo.

Evite o sedentarismo.

O estilo de vida sedentário e o facto de se sentar muito frequentemente causam aumento de peso e também aumentam o risco de doenças cardíacas. Neste sentido, poderá trabalhar de pé, numa mesa adequada para o efeito. Estar de pé mantém todas as partes do seu corpo «a trabalhar», algo que aumenta também o metabolismo.

Tenha um sono de qualidade.

A falta de sono está fortemente relacionada com diversos problemas de saúde, nomeadamente problemas de excesso de peso.

Quando não dorme o suficiente, o seu corpo mantém níveis aumentados de açúcar no sangue, o que faz com que sinta mais fome, mesmo quando se deveria sentir saciada. Tente dormir oito horas por dia. Se precisar, leia, aqui, o nosso guia para travar as insónias, ou adquira as nossas gomas ativadoras de um sono tranquilo.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.