Maquilhagem Amiga do Ambiente: Entenda as Diferenças Entre os Vários Tipos

Com a crescente preocupação com o meio que nos rodeia, a cosmética tem apostado em produtos que não prejudicam o ecossistema. Eco, biológica, orgânica, clean, vegan e cruelty-free são as novas designações que tornam o mundo da beleza mais verde. Porém, o que distingue todas estas variantes umas das outras?

Estas nomenclaturas podem parecer facilmente confundíveis. Por isso, a Frederica toma a liberdade de a esclarecer. Informe-se e compre de forma consciente.

Cosmética natural

Estes produtos distinguem-se pelos seus ingredientes. Se estiver à procura de um produto natural, saiba que os componentes extraídos diretamente da Natureza devem estar no topo do rótulo e os sintéticos no final.

Alguns dos componentes naturais comuns são o extrato de cenoura e o azeite. No entanto, determinados produtos considerados naturais ainda podem conter conservantes, ingredientes químicos, sintéticos e até derivados do petróleo.

Vale a pena lembrar que esta maquilhagem tem uma duração mais curta do que a considerada comum.

Orgânica ou Biológica

As marcas que produzem maquilhagem orgânica ou biológica distinguem-se pela origem dos produtos, cumprindo assim os princípios da sustentabilidade. A sua conceção tem de ser pura e, por isso, livre de organismos geneticamente modificados, pesticidas, fertilizantes sintéticos ou fragrâncias artificiais.

E agora, pergunta: um produto natural pode não ser orgânico? Sim, é possível! Um produto natural pode não ter ingredientes totalmente vindos da Natureza nem extraídos de uma forma sustentável.

Uma forma de verificar esta característica é procurar o selo da União Europeia no produto (este distintivo acontece nos casos em que os fabricantes procuram adotar um processo de fabrico tão natural quanto possível, para evitar que a produção apresente um elevado impacto ambiental).

Vegan

Este tipo de cosmética não contém quaisquer ingredientes de origem animal. Contudo, pode conter ingredientes sintéticos ou derivados de petróleo.

Apesar de estas marcas defenderem, em parte, os direitos dos animais, tenha em atenção que estes produtos podem ser testados neles.

Cruelty-Free

O termo «cruelty-free» significa que os produtos são livres de crueldade animal, ou seja, não foi necessário matar ou magoar qualquer animal para adquirir um ingrediente proveniente do mesmo (que posteriormente passasse para o produto).

Por Adriana Pereira

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