0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Limpeza de Roupa de Cama: Tudo o Que Precisa de Saber Para Ser Uma Expert

Está lá? Estamos a ligar do Planeta Cama! Como tem tratado os seus lençóis? Estudamos e planeamos com rigor as lavagens das nossas roupas. Aquilo que descuramos é – atire-nos a sua almofada se não for este o caso – o cuidado e a lavagem dos lençóis que adornam as nossas camas.

Todas gostamos de nos deitar numa cama macia com lençóis frescos e perfumados antes de uma noite de sono repousante. No entanto, muitas de nós adiamos esse prazer simples por muito (muito) tempo.

Quão incrível seria se a nossa roupa de cama fosse fácil de lavar, de secar e de dobrar? A verdade é que enviarmos todas estas peças delicadas para a lavandaria não é uma opção prontamente disponível, daí ser importante aprendermos a tornar mais macios os nossos lençóis e almofadas sem os amarrotarmos.

E não se esqueça: criar um quarto calmo e sem desordem pode melhorar a qualidade do nosso sono, reduzir o stress e incentivar a produtividade durante o dia – e a roupa de cama limpa encaixa perfeitamente nesse objetivo, não lhe parece?

PORQUE É TÃO IMPORTANTE A LAVAGEM?

Mesmo que não pareçam sujos, os lençóis de cama podem acumular ácaros, células mortas da pele, manchas de suor e óleos do cabelo. Lave-os regularmente para matar as bactérias e manter o seu quarto feliz e saudável.

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVEMOS LAVAR A ROUPA DE CAMA?

Sabia que as capas de edredão, fronhas de almofadas e lençóis devem ser igualmente lavados a cada dez dias? E que, para que todos os outros componentes do seu espaço que não entrem em contacto direto com a sua pele, devem ser limpos de três em três meses? E que, entretanto, a roupa que protege o seu colchão deve ser lavada a cada seis meses? Pode parecer muita informação – mas toda ela pode fazer a diferença na hora de a proteger dos ácaros de que falámos acima.

Tenha em conta algumas dicas que a irão ajudar a lidar com a sua roupa de cama de um modo muito mais fácil. Prepare-se: vamos fazer de si o génio das limpezas de quarto. Sweet dreams!

OS PRIMEIROS PASSOS:

Dê descanso à sua máquina de secar.

Os seus lençóis saem da sua máquina de secar completamente amarrotados (leia-se: quase arruinados). A solução passa por evitar sobrecarregar esta sua melhor amiga, para que no final da secagem as dobras possam ser diminuídas com sucesso (estas só acontecem porque quando a máquina se encontra cheia, não há espaço para o tecido sair ileso). Experimente lavar os lençóis à parte e certifique-se de que enche a carga apenas até metade.

Modo «delicadeza», sempre.

Se a sua máquina de lavar roupa tiver a opção de «roupas delicadas» (ou de roupa de bebé) fixe bem esse termo, porque este será o seu maior aliado no cuidado das suas roupas de cama. Prefira também lavar as suas peças em água fria, já que as temperaturas altas podem degradar as fibras com o passar do tempo, fazendo também com que acabem por encolher). Saiba dosar o sabão que utiliza, uma vez que grandes quantidades deste podem deixar os seus lençóis duros e com mau cheiro.

Não deixe que a secagem chegue até ao fim.

Tire a roupa de cama da máquina de secar alguns minutos antes de o ciclo terminar, quando ainda estiverem um pouco húmidas. Assim, poderá suavizar os vincos antes que estes se formem. Experimente colocar de imediato a roupa na sua cama, estenda-a e alise-a. Borrife-a de seguida com spray de linho e diga adeus ao ferro de engomar.

CHEIRO SUBLIME: COMO DEIXAR A ROUPA DE CAMA A CHEIRAR BEM?

Existirá sensação melhor do que deslizar em lençóis macios, perfumados e recém-lavados após um longo dia? Temos de admitir que são pormenores como este que tornam todos os nossos dias mais agradáveis.

Lavar os lençóis não tem de ser uma tarefa árdua. O segredo para uma cama com um cheirinho fresco é usar roupa recém-lavada. Mas existem outras dicas valiosas:

  • Seque bem as roupas de cama antes de as colocar no armário. Sim, dissemos-lhe para retirar a roupa da secagem um pouco antes, para evitar vincos, mas isso não significa que deva arrumá-los de seguida! Arrumar lençóis húmidos pode gerar odores desagradáveis. Se optar pela secagem ao ar livre, seque sempre a sua roupa do lado de fora (se possível) para mantê-la bem seca. Ela precisa de respirar;
  • Use amaciador na lavagem;
  • Tente usar sprays de tecido para refrescar as roupas. Pode escolher um perfume relaxante, como a lavanda, que pode até ajudá-la a dormir melhor;
  • Areje tudo regularmente, a fim de impedir que a humidade se forme na sua cama. Isto inclui arejar o seu colchão (não todos os dias).

Truque infalível de arrumação:

Dobrar e colocar os lençóis extra debaixo do colchão vai ajudá-la a economizar espaço e fará com que os lençóis estejam exatamente onde precisa deles, sempre. Dobre-os de forma larga e coloque-os lado a lado (para evitar uma situação de princesa e ervilha!).

Nota: se o seu colchão for muito antigo, esta dica não é para si.

SECAR AO SOL OU SECAR NA MÁQUINA?

Cada forma de secagem tem as suas próprias vantagens. A primeira e mais importante razão para a maioria das pessoas usar um secador de roupa é a conveniência. Uma questão de tempo.

Por outro lado, se não viver num local de grande poluição no ar, também há boas razões para deixar a roupa secar ao Sol: não vai aumentar a conta de eletricidade, as roupas podem durar mais tempo (não encolhem) e beneficiam do Sol, que é uma espécie de «desinfetante natural». Porém, lembre-se de que não controla o aparecimento de mosquitos nos seus lençóis.

Se viver numa grande cidade, o melhor é secar as suas roupas na máquina de secar para mantê-las limpas e economizar o seu tempo; se viver num local limpo, como o campo, pode pendurar as suas roupas de cama lá fora para sentir a Natureza.

Não existe uma escolha que lhe traga apenas um lado bom. Tente adaptar a sua preferência à sua realidade.

COMO FAZER A CAMA PERFEITA?

Um dos enigmas mais profundos da vida de dona de casa: como fazer a cama perfeita? Todas admiramos as casas exibidas nas páginas das revistas de decoração, especialmente aquelas onde encontramos camas que parecem ter vindo diretamente de um sonho.

Embora seja preciso um pouco de esforço, todas podemos elevar o cenário da nossa cama (e quarto) até ao nível seguinte. Existem fórmulas simples para consegui-lo. Continue a ler para se tornar numa verdadeira expert neste «jogo de cama».

Adicione camadas.

Adicionar camadas é fundamental para ter uma cama estilizada que pareça convidativa e confortável. Escolha texturas neutras e aconchegantes; brinque com padrões e cores para criar profundidade e contraste.

Dobre o edredom ao meio e depois puxe a parte superior para trás em terços. Isto dará um toque muito mais sofisticado a todo o conjunto.

Combine almofadas.

Combine as suas almofadas maiores com o edredom e coloque-as atrás das almofadas mais pequenas. Também pode empilhá-las, para uma aparência mais moderna. Mude esta disposição a cada três noites.

Dê o seu toque final!

Colocar uma manta dobrada aos pés da cama é um bom começo. Isto serve para complementar o seu esquema de cores ou adicionar uma nova textura a este quadro. Escolha pequenos acessórios (poucos, para evitar demasiada informação) e agrupe-os em grupos de três, para adornar a mesa de cabeceira.

Ler Mais
Bem-estar

Outono, a Melhor Estação do Ano Para Dormir

De quantas coisas outonais passamos à espera o ano todo? Conseguimos contabilizá-las?...

Beleza

Body Combing: um Tratamento de Beleza Para as Amantes de Cristais

O mundo da beleza está totalmente voltado para um novo tratamento que...

Bem-estar

Cabelo à Prova de Outono

Chuva, vento e frio. Tudo isto comanda a estação fria e tudo...

Scroll to Top