Kombucha: Bebida Que Dá Vida

É um chá fermentado milenar repleto de benefícios e com muito mais potencial do que aquilo que imaginamos. O kombucha é uma verdadeira maravilha do mundo dos chás e ainda há muito por dizer acerca de tudo o que este faz pela nossa saúde.

Quais os benefícios desta bebida?

Apresentando um tom verde (ou preto) o kombucha é rico em vitamina B e consegue ter repercussões positivas ao nível da saúde do nosso coração e do fígado, segundo a maior parte das pesquisas efetuadas na área.

Além de permitir a eliminação de bactérias nocivas ao nosso organismo e de combater inúmeras doenças que possamos estar perto de contrair, este chá vindo do Japão (e da China) detém micro-organismos que melhoram em larga medida o funcionamento do nosso intestino.

Como prepará-la?

Preparar esta bebida dotada de um poder desintoxicante não é um processo que se assemelhe à preparação de qualquer outro chá. Esta é uma bebida fermentada, feita através de um fungo (scoby) que flutua no chá durante uma ou duas semanas, potenciando-se as leveduras que metabolizam o açúcar em bactérias que se transformam em vinagre.

O que tem de diferente dos outros chás?

As vantagens de beber algo deste tipo são bastante semelhantes às que conseguimos obter quando bebemos chá verde – uma das bebidas mais saudáveis de sempre – porque os compostos vegetais que encontramos em ambas as versões são bastante semelhantes. De acordo com algumas pesquisas, a ingestão regular destes chás pode ajudar a queimar mais calorias e a controlar o açúcar no sangue.

Rico em probióticos, esta infusão tem em nós um efeito realmente saudável, especialmente no nosso sistema digestivo. Podemos comprá-lo (em lojas como o Celeiro) ou fazê-lo em casa, sendo que a opção mais segura é a primeira, já que não convém que este seja fermentado em excesso.

Outras curiosidades que deve saber antes de experimentar esta bebida

Por detrás de todos os rótulos que lhe são atribuídos, existe um sem-número de factos surpreendentes acerca desta bebida. Substituto perfeito de bebidas açucaradas, o kombucha é também uma excelente forma de acrescentar um toque de sabor distinto a determinados cocktails – pode adicioná-lo a uma margarita, por exemplo. As possibilidades são limitadas à sua imaginação.

Algumas pessoas defendem que este chá é quase tão viciante quanto o café ou outros chás comuns, algo que pode ser realmente útil, na medida em que não detém uma contagem alta de calorias e pode ser desfrutado sem culpas ou arrependimentos.

Existe, ademais, uma relação entre o kombucha e a cerveja, já que ambas são bebidas fermentadas e ambas contêm álcool como subproduto do processo de fermentação. Embora a cerveja tenha uma ampla variedade de conteúdos alcoólicos, dependendo da cervejaria e do estilo da cerveja, a média é de 4,5% de álcool em volume. A maioria dos kombuchas comercialmente disponíveis fermenta a um teor alcoólico de 0,05%. Por esse motivo, a bebida pode ser vendida sem as restrições impostas a outras bebidas alcoólicas.

Já sabe qual a próxima bebida que tem de experimentar na próxima vez que reunir as suas amigas em sua casa.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.