Home Office. Faça da Sua Casa um Lugar Produtivo Para Trabalhar

Teletrabalho. Esta é apenas uma das palavras do momento. Uma vez que a maioria de nós está a trabalhar em casa, há que aproveitar ao máximo este nosso novo ambiente de trabalho e transformar o nosso espaço num local tão produtivo e aconchegante quanto possível.

Vamos começar pela melhor parte: não precisa de se deslocar. Esta é uma das maiores vantagens do teletrabalho, mas, ao mesmo tempo, não deixa de ser uma armadilha. Isto porque, uma vez que deixa de ter a experiência física de sair de casa e de voltar ao fim do dia, torna-se muito mais complicado saber discernir onde acaba a vida profissional e onde começa a vida pessoal. O segredo é criar um ambiente que lhe permita alcançar um estado de foco, sem distrações constantes.

Estando a trabalhar a partir de casa, não está confinada ao regime convencional que a prende a uma cadeira de escritório das 9h às 18h. É a sua casa. Por isso, tem toda a liberdade para criar uma energia mais produtiva para a mente e para o corpo. Observe-se e pergunte-se a que horas se sente mais criativa e com maior poder de concentração. Depois, sabendo o que resulta, elimine tudo o que a possa distrair e comece por manter todo o espaço limpo e arrumado.

Regra número 1: evitar o pijama.

Estar de pijama é um péssimo hábito para quem quer ser produtiva. Acordar, tomar o pequeno-almoço e ir direta para o computador não é um bom começo. Levante-se e prepare-se para um dia de trabalho regular, diariamente. Caso contrário, irá distrair-se, perder a noção do tempo e ficará em pânico quando, inesperadamente, precisar de se preparar para uma videochamada.

Vestir aquela roupa que a faz sentir mais confiante e profissional pode fazer com que lide mais produtivamente com o trabalho que tem para fazer.

Tenha um espaço somente designado para o trabalho.

Caso tenha uma sala separada que possa ser usada como um escritório em casa, ótimo. Lembre-se de que o seu espaço de trabalho deve ser totalmente exclusivo para si.

Neste local, dedique-se aos afazeres profissionais e a nada mais. Dessa forma, a sua mente estará livre para se concentrar na sua vida familiar ou pessoal quando sair deste espaço.

Tudo é uma questão de organização, mesmo que a sua casa seja pequena. O importante é saber separar as atividades e redefinir o seu escritório em casa.

Não descure as refeições.

Na hora de comer, arrume todos os objetos de trabalho e usufrua da sua refeição sem dispositivos móveis.

20-20-20.

Ficaria surpreendida se soubesse o bem que uma pausa pode fazer por si. É complicado lembrar-se de a fazer regularmente, mas faça um esforço. Reduza o cansaço visual seguindo a regra 20-20-20: a cada vinte minutos, pare de olhar para o ecrã do computador. Olhe para algo a 20 metros de distância por 20 segundos.

Dê sinal à mente.

Delinear o início e o fim do dia de trabalho pode não ser fácil à partida. Comece por «informar» os seus sentidos físicos – visão, audição e olfato – sobre qual a hora a que se deve concentrar. Como fazê-lo? É simples. Coloque uma música ambiente (a que for melhor para si) para que, intuitivamente, avise a sua mente de que é hora de trabalhar. Perfumar o espaço – seja com uma vela, seja com perfume para a casa – também poderá dar sinal ao seu cérebro de que está na hora de se focar na papelada. Só tem de descobrir o que funciona melhor consigo e que sentido precisa de ser despertado.

Faça uma lista de tarefas e comprometa-se a cumpri-la.

Programar o seu dia é uma boa estratégia – mesmo não saindo de casa. E a sensação de poder riscar as tarefas cumpridas ao fim do dia é impagável. Por isso, trabalhe com propósito e não desista.

Quando terminar tudo, não se esqueça de apagar a vela, desligar a música e voltar à sua vida pessoal, para que consiga continuar a ser eficaz no plano profissional. Se cumprir estes mandamentos, será muito mais produtiva. Palavra de Frederica.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.