Facial Cupping: Rejuvenescer o Rosto Através de «Copos»

Gwyneth Paltrow já falou algumas vezes sobre ela e outras celebridades já caíram na tentação de a experimentar – falamos de uma técnica que dá pelo nome de facial cupping e que traz consigo a promessa de modelar as nossas maçãs do rosto de uma forma invejável. Mas será que funciona mesmo?

Embora esta seja uma prática antiga, que consiste em colocar copos especiais nas costas e na pele para criar uma sucção durante alguns minutos, a verdade é que já existe há décadas, tendo atingindo a sua popularidade há cerca de quatro anos. Desde então, a tendência continua a progredir. A técnica tornou-se tão popular que agora é no rosto que os seus efeitos têm ganhado maior destaque.

Segundo os especialistas, esta é uma ótima maneira de desintoxicar a pele e de estimular a estrutura celular para criar um rosto mais suave e reduzir as rugas de expressão, o inchaço dos olhos e as olheiras. Ao mesmo tempo, foi também observado que ajuda no bruxismo (ranger excessivo dos dentes), que geralmente ocorre durante o sono.

Todos os direitos de imagem pertencem a Grace&Stella

Quais são os benefícios?

Foi demonstrado que o facial cupping tem as seguintes ações:

  • Aumenta a circulação sanguínea;
  • Fortalece a pele e os tecidos;
  • Estimula as células responsáveis ​​pela produção de colagénio;
  • Relaxa a tensão muscular.

Desta forma, a prática pode – quando aplicada correta e regularmente – iluminar a pele, minimizar a aparência de cicatrizes, diminuir o inchaço e melhorar a absorção de nutrientes na pele.

O que é e como funciona?

O facial cupping visa aumentar a circulação sanguínea e estimular as células faciais responsáveis ​​pela produção de colagénio, podendo clarear manchas na pele, minimizar a aparência de cicatrizes, de linhas finas e de rugas, bem como tonificar o queixo e o pescoço, diminuindo o inchaço.

Existem diferentes variedades de kits de copos, com tamanhos diferentes, que podem ser utilizados. Alguns são feitos de plástico rígido, enquanto outros são macios e apresentam uma textura semelhante ao gel. Ambos podem ser igualmente eficazes.

Por norma, segundo o Healthline, as diretrizes de uso a seguir são:

  • Lavar o rosto e secá-lo;
  • Massajar levemente o rosto com as mãos para libertar a tensão;
  • Aplicar uma camada leve de óleo facial na pele, para ajudar a diminuir o risco de hematomas ao mover os copos;
  • Começar por aplicar um copo no queixo e à volta da boca. Deixar o copo na zona por alguns segundos e depois mover para cima, para uma nova área;
  • Intercalar copos maiores com copos mais pequenos, conforme necessário;
  • Continuar até obter sucesso em todas as áreas do rosto desejadas;
  • Limpar e secar o rosto, caso se use óleo. Caso contrário, usar um pouco de água morna para reabrir os poros;
  • Prosseguir com a rotina de beleza habitual. Alguns especialistas defendem que a absorção do produto é maior depois de um tratamento de facial cupping.

É possível que, depois deste processo, denote pequenas zonas com vermelhidão e alguma irritação. É um efeito normal, que deve diminuir dentro de algumas horas.

De facto, podemos usar os produtos de facial cupping em casa, mas será mais fácil relaxar sob os cuidados de um profissional, garantindo, também, uma aplicação mais uniforme.

Caso tenha um tipo de pele muito sensível, o melhor é evitar recorrer a este tratamento no lar, uma vez que a probabilidade de desenvolver hematomas indesejados é consideravelmente alta, sendo que poderá, igualmente, demorar mais tempo a alcançar os resultados pretendidos.

Apesar de esta ser uma técnica considerada segura, existem alguns efeitos colaterais menores – raros – que podem ocorrer durante ou imediatamente após esta prática, como o desconforto facial ou até mesmo tonturas.

Como se preparar para uma sessão de facial cupping?

Para experienciar este procedimento, evite tomar qualquer medicamento antes. Certifique-se de que bebe bastante água para drenar o excesso de toxinas e de gorduras. Evite a cafeína, o álcool ou alimentos salgados. Se estiver grávida, o melhor é não avançar com a experiência.

Algumas pessoas combinam o facial cupping com a acupuntura, para garantir melhores resultados, estimulando os pontos de equilíbrio gerais nas mãos e nos pés, fazendo uma massagem facial e, depois, colocando os copos e as agulhas. Porém, esta opção fará sentido apenas com um especialista na junção deste tipo de tratamento.

A Frederica não tem conhecimento de clínicas onde seja possível usufruir deste procedimento facial. No entanto, poderá sempre aconselhar-se com o seu dermatologista para tentar compreender se o facial cupping será uma opção a considerar para melhorar o seu rosto. Se sim, pode sempre adquirir um kit adequado em algumas lojas internacionais online, como é o caso da EBay e da AliExpress. Siga as indicações do seu médico e perceba se esta terapia faz sentido para si.

Este artigo serve apenas para fins informativos, não pretendendo ser substituto de um diagnóstico, aconselhamento ou tratamento médico profissional. Nenhuma informação contida neste artigo ou fornecida de outra forma em frederica.pt tem como objetivo diagnosticar, tratar ou curar qualquer paciente ou deve ser considerada como aconselhamento médico ou prática de medicina.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.