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Faça Uma Meditação Com Incenso e Purifique a Sua Alma

Não, o incenso não serve apenas para perfumar a sua casa: também pode usá-lo durante os seus momentos meditativos. Queimar incenso antes do início da meditação envia um sinal à mente indicando-lhe que deve concentrar-se, clareando os pensamentos e originando uma nova perspetiva de relaxamento. 

A meditação ajuda a treinar a mente para ser capaz de alcançar a clareza, promovendo a serenidade e estimulando uma conexão espiritual. A ciência já comprovou os efeitos benéficos de uma prática meditativa recorrente, concluindo que esta é capaz de reduzir o stress e a ansiedade, de melhorar a capacidade de concentração e de conduzir a melhores noites de sono.  

Esta contemplação mental pode ser praticada de várias formas — exercícios guiados e técnicas especiais de respiração —, sendo que uma delas inclui a queima de incenso, conhecido por induzir um estado de espírito calmante. 

OS PODERES DO INCENSO 

A queima de incenso é um método antigo que surgiu há mais de mil anos. Foi usado em várias civilizações distintas, sendo considerado um material sagrado, uma vez que se acredita que limpa e purifica os espaços durante as práticas espirituais. 

Associado à purificação da casa, à transmutação das energias e ao relaxamento, o incenso contém um composto ativo anti-inflamatório capaz de melhorar o nosso estado de espírito. Os cientistas descobriram que esta substância liberta aromas com efeito calmante na mente, sendo por isso vulgarmente usada na meditação para a tornar mais eficaz. 

Queimar incenso durante uma prática meditativa ajuda a acalmar as preocupações e as ansiedades dentro das nossas cabeças, permitindo que a mente concentre a sua atenção na meditação. O cheiro do incenso de sândalo, por exemplo, é calmante, mas também ajuda a despertar os sentidos e a melhorar o nosso estado de alerta e de concentração. 

Pelo facto de ajudar a criar um clima calmo e a trazer o foco para a mente, a queima do incenso também pode ajudar a estimular a criatividade. Experimente acender um incenso enquanto desfruta de uma prática criativa (escrita, pintura, etc.) e tente perceber a diferença no que produz.   

INCENSO NA MEDITAÇÃO 

A meditação ajuda-nos a obter uma visão mais clara da nossa vida com o objetivo de nos tornar emocionalmente mais positivas. Queimar incenso durante esta prática pode libertar a sua mente e ajudar a melhorar a forma como irá encarar as circunstâncias futuras. Acredita-se que o fumo do incenso fortalece e expande a nossa conexão espiritual, criando harmonia e aliviando a ansiedade.  

Tal como na aromaterapia, o incenso liberta moléculas bioquímicas aromáticas, que produzem um aroma que, quando percebido pelo nosso olfato, atua no nosso cérebro, estimulando-o de acordo com as propriedades dos ingredientes da sua fórmula (lavanda para a paz e tranquilidade, camomila para o bem-estar, alecrim para limpezas espirituais, etc.). 

A queima desta substância simboliza a transformação da matéria em energia espiritual, representando a união entre os mundos terreno e etéreo. É importante adquirir apenas incensos naturais, uma vez que as opções artificiais libertam substâncias tóxicas. 

OS MELHORES AROMAS 

Cada ingrediente que compõe o incenso tem as suas próprias qualidades, portanto, ao comprar, é importante certificar-se de que o aroma que escolhe se adequa à sua necessidade no momento. Estas são as melhores opções para cada finalidade: 

Equilíbrio e paz interior: flor de laranjeira, flor de lótus, camomila, alecrim, alfazema, erva doce, eucalipto e sândalo. 

Meditação e espiritualidade: sândalo, mirra, acácia, alfazema e flor de lótus. 

Prosperidade: canela, mirra e noz-moscada. 

Limpeza energética: alecrim, arruda, benjoim, cânfora, eucalipto e mirra. 

COMO USAR INCENSO DURANTE UMA PRÁTICA MEDITATIVA 

Sejam os seus rituais longos e complexos ou muito simples, acenda um pouco de incenso e deixe-o ondular suavemente no ar enquanto medita. Certifique-se de que a sala está bem ventilada e que o fumo não vai diretamente para o seu rosto. 

Siga os seguintes passos: 

1. Encontre o seu incenso natural preferido; 

2. Prepare o seu espaço de meditação e escolha um local livre de materiais inflamáveis;  

3. Acenda o seu incenso com um isqueiro ou fósforo; 

4. Coloque-se numa posição confortável e mantenha o foco no momento presente, na sua respiração e nos aromas libertados; 

5. Deixe a sua mente relaxar e permaneça nesse estado durante o tempo que for necessário. 

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