Estas São as Principais Regras Para Cuidar do Seu Cabelo na Praia

Temos uma pergunta para lhe fazer – e é muito fácil de responder. Qual a época do ano em que o seu cabelo mais sofre? Acertou. É o verão. Mas a estação mais quente de todas não é a única detentora de culpa neste tópico. Alguns dos gestos que tem para com a moldura do seu rosto também podem contribuir para que este leve algum tempo até que se recupere do efeito do cloro da piscina ou da água salgada.

Muito se fala na importância de aplicar protetor solar no rosto e no corpo. E se nos preocupamos tanto em proteger a pele, porque não protegemos, igualmente, o nosso cabelo? Em muitos casos, o protetor solar capilar pode revelar-se pouco adequado, já que, por vezes, deixa o nosso cabelo com uma aparência oleosa. No entanto, abdicar de o usar, não deixa de ser um erro.

Existem pequenos gestos que podemos colocar em prática, e outros que devemos evitar, para chegarmos ao mês de setembro com cabelos mais saudáveis ​​e hidratados. Para alcançar esse objetivo, e por amor ao seu cabelo, siga as dicas abaixo.

Lembre-se de usar protetor solar de cabelo.

A prevenção não deve apenas fazer parte da nossa conduta quando o assunto são os danos causados ​​pelo Sol. Certo é que a sua radiação pode alterar a cor dos cabelos, deixá-los mais secos, tornar a sua queratina mais frágil e eliminar o seu brilho, mas existem outros elementos presentes na praia ou na piscina que também são prejudiciais para a sua saúde. São eles o vento, que o deixa emaranhado e sujo; a areia, que deixa o couro cabeludo irritado; o cloro, que modifica a sua cor e o desidrata; e o sal marinho, que causa pontas duplas. Todos estes são fatores que podem ser combatidos com um produto específico de defesa capilar. Além disso, pode também usar acessórios que ajudem a cobrir o cabelo, para o proteger (lenços ou chapéus, por exemplo).

Os protetores solares de cabelo têm visto as suas fórmulas evoluírem consideravelmente, apresentando-se mais leves, para proteger os fios de cabelo sem os deixar mais oleosos, ao mesmo tempo em que lhes proporcionam a hidratação de que necessitam. Um protetor solar adequado não atua apenas contra os raios UV, mas também defende o cabelo do cloro e do nitrato.  

Tal como acontece com a nossa pele, quando colocamos protetor solar no corpo e queimamos uma pequena zona que nos escapou, o cabelo também pode sofrer do mesmo tipo de situação. É muito importante que, para preservar a sua textura, apliquemos, primeiramente, o produto nas mãos e o espalhemos corretamente por todo o cabelo.

Penteie o cabelo ao sair do mar ou da piscina.

É recomendável pentear o cabelo ao sair do mar ou da água da piscina para o desembaraçar, mas deve fazê-lo com um pente de dentes largos e nunca com uma escova. Faça-o sempre, aplicando previamente o protetor solar ou um condicionador, sem enxaguar, para evitar danos ao desembaraçar.

Outra regra de ouro consiste em evitar esfregar o cabelo com a toalha quando sair do banho. Os cabelos são extremamente frágeis nesta época, devido ao sal do mar e ao reflexo do Sol. Portanto, ao esfregá-los, iremos danificá-los.

De facto, ao sair do mar ou da piscina, é essencial enxaguar/lavar o cabelo, para remover o cloro ou o salitre. Faça-o com a água fresca do chuveiro ou com uma garrafa de água que tenha à mão. Nesta fase, é também fundamental que lavemos o cabelo todos os dias, a fim de eliminarmos os restos de sujidade típicos da época do ano.

Não descure a hidratação.

Depois de um longo dia de praia ou de piscina, é crucial hidratarmos o cabelo de um modo ainda mais cuidado. Escolha um condicionador ou máscara que hidrate bem os fios e que repare os danos que estes tenham sofrido. O seu critério, quando escolhe produtos que se adeqúem, deve ser o de escolher fórmulas específicas para o seu tipo de cabelo (seco, fino, encaracolado, pintado, etc.).

Tenha a certeza de que escolhe um condicionador capaz de nutrir eficazmente a sua fibra capilar, não esquecendo o último passo deste ponto: o uso de máscara. Experimente aplicá-la mesmo antes de lavar o cabelo (estando este seco), por cerca de 10 ou 15 minutos. Esse gesto irá ajudar a que os nutrientes sejam melhor absorvidos, bem como todos os ingredientes ativos do produto.

Tome precauções se tiver cabelo pintado ou madeixas.

Os cabelos louros são, de todos os tipos, os mais frágeis. Logo de seguida, surgem os cabelos pintados. Ambos correm um maior risco de se deteriorar durante o verão. Por isso, é essencial que tome certas precauções extra.

Aposte em produtos projetados especificamente para cabelos pintados e incorpore na sua rotina um champô, um condicionador ou uma máscara com pigmentos que evitem a oxidação da cor e que se transformem em tons indesejados, aplicando-os a cada duas ou três lavagens, de acordo com os conselhos de aplicação de cada marca. 

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.