Estes São os Alimentos Que Mais nos Envelhecem

O processo de envelhecimento é algo assustador e intimidante. E relacionando esse processo com aquilo que decidimos colocar no prato tudo pode tornar-se mais complexo.

Existem determinados alimentos que têm o condão de melhorar a aparência da nossa pele. E, depois, existem outros que apresentam a enorme capacidade de piorar o nosso aspeto (quando consumidos em excesso), intensificando as nossas rugas, afetando diretamente a tonicidade e a elasticidade da derme e até mesmo danificando determinadas particularidades no corpo. A solução? Seguir a regra da substituição, trocando os alimentos que nos prejudicam por aqueles que nos rejuvenescem.

Por vezes, aquilo que decidimos comer nas nossas refeições diárias pode surtir um efeito muito mais benéfico e notório do que um qualquer tratamento de beleza.

O ideal será fazer uma dieta composta por legumes, vegetais, frutas, carboidratos não refinados e proteínas vegetais. Descubra, abaixo, tudo aquilo que deve evitar consumir em excesso – a partir de hoje. Mas não se esqueça: esta é apenas uma pequena ponta do véu que agora se levanta. Temos a certeza de que existem muitos mais alimentos que despertarão em si as tão indesejadas rugas (se os encontrarmos, avisamos!).

Carne vermelha.

Rica em carnitina – substância que, em excesso, afeta o envelhecimento prematuro – a carne vermelha não deve ser consumida mais do que uma vez por semana. É importante procurar outras fontes de gorduras saudáveis (ovos, legumes, etc.).

Sal.

Causando uma maior pressão sanguínea no nosso organismo, o consumo excessivo de sal pode anteceder uma redução na produção de colagénio, algo que conduz ao envelhecimento prematuro. Modere o consumo deste ingrediente e procure trocá-lo por sal refinado.

Café.

As informações acerca do caráter nutritivo do café são, de certa forma, pouco consensuais. Se, por um lado, este nos consegue «acordar», por outro, o café apresenta um efeito desidratante no nosso corpo. A par disso, o seu consumo excessivo, causando essa falta de hidratação, pode afetar diretamente a elasticidade da pele. Assim, vale a pena trocá-lo por infusões ou por chás.

Gorduras trans.

Fornecendo ao nosso organismo calorias vazias, estes ácidos insaturados, por norma produzidos industrialmente, estão presentes em grande parte dos alimentos processados que consumimos e que são alguns dos nossos piores inimigos no tema da nutrição. Estes podem também ser responsáveis por bloqueios nas nossas artérias. Ao contrário do azeite ou do óleo de girassol, estes não são, decididamente, benéficos para o nosso corpo.

Refrigerantes.

Os refrigerantes, extremamente açucarados, podem acelerar sobremaneira o nosso processo de envelhecimento, uma vez que detêm poder suficiente para destruir as nossas células, ao invés de as regenerar. Optar por beber água ou sumos de frutas naturais será, sempre, uma opção muito mais viável e saudável (pense nisto, da próxima vez que for jantar fora).

Açúcar.

Tal como uma droga, o açúcar também vicia. O facto de «comermos com os olhos», e até com o olfato, desencadeia em nós a sensação de incapacidade de resistir a determinados alimentos mais doces. É como se sentíssemos uma vontade incontrolável de comer um bolo de chocolate quando sentimos o seu cheiro por perto.

O sabor do açúcar é, de facto, prazeroso, e liberta dopamina (neurotransmissor responsável por nos proporcionar sensações de prazer e de bem-estar) e opioides, que nos fazem desejar mais comida de uma forma pouco controlada. O açúcar branco refinado deve, assim, ser substituído por opções menos prejudiciais, já que este, quando consumido em excesso, acelera o nosso envelhecimento, afetando também diretamente os vasos sanguíneos e reduzindo a tonicidade da nossa pele. Escolher consumir açúcares naturais saudáveis será a solução.

Álcool.

Produzindo em nós um efeito muito semelhante ao do café, o álcool causa-nos uma desidratação muito rápida, tendo também alguns efeitos prejudiciais à saúde. É importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas e substituí-las por água ou por sumos naturais.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.