Este é o Efeito Que o Stress Pode Ter na Sua Pele

Se sente que a sua pele está sem luz, mais avermelhada e desidratada, talvez este seja o momento ideal para rever a forma como a tem tratado nos últimos tempos. Os dias de incerteza que se vivem são propícios a tirar o sono a muitas de nós, e isso pode representar algumas consequências na aparência da nossa pele.

Tal como o stress e a ansiedade afetam o seu padrão de sono, o seu bem-estar mental e até a sua saúde intestinal, também podem influenciar significativamente a sua aparência. Não importa se a causa é um stress emocional interno ou se são os agressores externos da pele: os resultados da tensão serão sempre os mesmos. Mais tarde, quando a pele começa a reagir, a sua barreira protetora é danificada, algo que a torna ainda mais vulnerável.

Produto errado ou produto certo?

Por norma, a questão não se compadece com aquele que pode ser, ou não, o produto certo, mas sim com o produto certo no lugar errado do rosto. Se a pele se encontrar débil devido a fatores externos, é natural que a base que usa todos os dias possa começar a gerar algum tipo de problema. Porém, o início do problema dá-se, quase sempre, com o stress acumulado.

Sobrecarregar a pele? Errado!

O uso excessivo de esfoliantes ou de tratamentos invasivos pode representar uma verdadeira ameaça para a pele. É necessário que cuide do seu rosto em casa, mas que respeite a sua liberdade para respirar e que não opte por sobrecarregá-lo com tratamentos demasiado profundos e intensos, que em vez de fortalecerem a sua derme, a tornam mais frágil e sem o aspeto luminoso que todas desejamos. Tudo o que fizer em excesso, deixa de ser benéfico.

É importante que o foco não seja usar a máxima quantidade de produtos, mas apenas aqueles que contribuírem para uma efetiva melhoria: um gel de limpeza, um tónico, um sérum e um creme hidratante.

Uma pele que apresenta sinais de stress, também é uma pele que precisa de algum tipo de esfoliação. Contudo, com alguma moderação, já que a ideia é, apenas, eliminar as células mortas da superfície e não retirar a camada superior da pele. Se usar um pano para o rosto com um produto de limpeza, não precisa de esfregar demasiado a pele. Por outro lado, esfoliar usando apenas o esfoliante duas vezes por semana é suficiente para uma pele desidratada e afetada pelo stress. Tome atenção para não usar tónicos ácidos ou produtos de limpeza que incluam a componente de esfoliação, pois estes podem ser demasiado agressivos.

Redescubra o brilho da sua tez

A pele opaca pode ser um sinal de stress interno acumulado. Uma boa circulação é fundamental para uma pele saudável, pois consegue trazer-lhe o oxigénio e os nutrientes de que precisa. Além disso, quando o sangue está mais próximo da superfície da pele, é possível obter uma melhor absorção dos produtos de cuidado de rosto.

A pele pode também beneficiar quando fazemos uso das temperaturas frias para a manter «acordada» e para lhe dar mais energia. Pode experimentar usar cubos de gelo com chá verde ou camomila (ambos são anti-inflamatórios) para eliminar determinados inchaços. Passe-os pelo rosto, trabalhando do centro para o exterior para ajudar a estimular a circulação e acalmar a inflamação.

Tratamento reconfortante

Quando a barreira protetora da derme é danificada, esta sofre uma profunda desidratação. É por isso que é tão importante aplicar generosamente um creme que ajude a acalmar a pele, especialmente à noite. Pode aplicá-lo como uma máscara, para um efeito nutritivo que será visível na manhã seguinte.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.