Estes São os Erros a Não Cometer Para Ser Produtiva em Teletrabalho

À medida que vamos tropeçando em todas as tarefas da nossa lista num determinado dia de trabalho, sentimos que a nossa vida avança. Mas fazer tudo ao mesmo tempo – e o tudo inclui a mensagem que envia à melhor amiga, a preparação das suas refeições e a sesta que pretende fazer no meio do caos – pode não ser a ideia mais inteligente do mundo. Afinal, ninguém quer enviar relatórios via e-mail ao chefe e ter ideias para a próxima reunião enquanto pensa no que vai almoçar amanhã. Verdade?

Estes momentos, um tanto ou quanto frustrantes, já foram experienciados por praticamente todas nós. Quantas vezes cumprir as suas responsabilidades lhe pareceu ser algo absolutamente impossível? O importante é sabermos que estarmos ocupadas é uma parte fundamental da nossa vida, mas que, ao mesmo tempo, o nosso nível de produtividade é posto em causa quando nos afogamos nas nossas obrigações. Continue a ler para saber o que tem de parar de fazer – já – para conseguir ser mais produtiva.

Estar constantemente a verificar o telemóvel.

Sim, é muito possível que comunique com os colegas de trabalho através do seu telefone. O problema é que, com todas as coisas boas que este tem, vêm as que não se recomendam – estar instintivamente a consultá-lo é uma delas. Partilha o seu pequeno-almoço, a sua corrida matinal; mais tarde é identificada numa outra publicação, navega em páginas munidas de frases inspiradoras e, enquanto isso, tem a sua listinha de afazeres à sua espera. Resultado? Em vez de se manter informada com disciplina, distrai-se.

O melhor é desligar o telemóvel enquanto executa uma tarefa que não pode, mesmo, esperar mais. Pode, também, optar por colocar o telefone fora do seu alcance enquanto precisar de se concentrar. Silenciar as notificações também a vai ajudar.

Não definir um cronograma.

Por trás de um projeto de sucesso, há uma pessoa que seguiu à risca um plano que a ajudou a chegar até à meta. Nos momentos em que pensa não ter tempo, os sentimentos de angústia e de desânimo sobem porque não estabeleceu prazos.

Criando um cronograma, onde estabelece o que faz e em quanto tempo tem de fazer, estará a assumir um controlo muito maior das suas tarefas e poderá terminar muitas delas (em vez de fazer noitadas a tentar que isso aconteça).

Faça uma programação que possa ter sempre próxima de si. Programe as suas tarefas com base na prioridade das mesmas e conceda a si mesma algo de que goste, como forma de recompensa, depois de concluir cada tarefa.

Dormir demasiado.

Não precisa de dormir durante horas a fio para ter um nível de proficiência de qualidade. Basta que o seu sono dure as horas recomendadas. Isto porque dormir para compensar a sua perda de sono não é uma boa opção. Fazer uma pequena sesta de 20 minutos pode parecer-lhe inofensivo numa primeira fase – mas só até perceber que já se passaram três horas! Sestas longas não fazem apenas com que tenha ainda mais tarefas a concluir, fazem com que as deixe para amanhã. E isso não é o que se pretende.

Evite deitar-se ou sentar-se num lugar «demasiado» confortável para trabalhar. Estabeleça um horário para dormir e cumpra-o.

Comparar-se aos outros.

Este é o pior erro que pode cometer. Comparar-se a outras pessoas vai, rapidamente, ofuscar a sua felicidade ao cumprir com os seus próprios objetivos. A vida dos outros é alcançável na abertura de uma aplicação no telemóvel e reforçada pelo toque duplo de um dedo numa imagem, mas isso não pode originar uma comparação que não faz sentido e que a vai fazer sentir que a sua vida não é boa o suficiente. Sempre que sentir esse desânimo, transforme-o em determinação para manter uma atitude positiva e de esperança com o que está por vir.

Desligue-se do telemóvel e concentre-se nos seus próximos objetivos e na melhor forma para os atingir. Descubra um hobby novo que a apaixone.

Sobrecarregar-se.

Não conseguimos fazer tudo ao mesmo tempo com a mesma qualidade. Se está sob stress com todos os projetos em regime freelancer com os quais se comprometeu, aceitar outro pode não ser a melhor ideia. É necessário estabelecer prioridades e compreender que há escolhas que têm de ser feitas. Mesmo que sinta necessidade de fazer tudo, a verdade é que não é a Supermulher. Se continuarmos a sobrecarregar os nossos horários, a nossa produtividade é que irá sofrer. Seja realista e saiba reconhecer que o seu autocuidado é mais importante e que não precisa de o sacrificar em detrimento da conclusão das suas tarefas.

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