Empadão de Cogumelos e Espinafres

Depois de alguns excessos, agora é tempo de procurar receitas saudáveis, mais leves, saborosas e cheias de coisas boas para a nossa saúde. Este empadão de cogumelos e espinafres com batata doce é uma ótima sugestão para os almoços apressados durante a semana! Além disso, pode congelar em várias porções para ter sempre refeições preparadas.

Ingredientes:

Para o puré:
800 g de batata doce;
240 g de couve flor;
2 colheres de sopa de azeite;
1 colher de chá de tomilho;
Sal, pimenta e noz moscada q.b.;
4 colheres de sopa de leite ou bebida vegetal.

Para o recheio:
1 cebola;
2 dentes de alho;
1 colher de sopa de pasta de pimentão;
200 g de cogumelos frescos;
1 molho de espinafres;
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:

Comece por descascar as batatas doces. Lave bem e corte em cubos. Num tabuleiro grande com papel vegetal, espalhe as batatas com a couve flor partida em floretes. Tempere com o azeite, tomilho, sal, pimenta e noz moscada. Cubra tudo com uma folha de papel de alumínio e leve ao forno a 180°C durante 30 minutos ou até as batatas estarem bem moles.

A seguir, coloque tudo num processador e junte o leite ou bebida vegetal. Triture até obter um puré. Retifique os temperos. Se preferir, pode triturar com a varinha mágica.

Entretanto, aqueça um fio de azeite numa frigideira. Corte a cebola em meias luas finas e deixe refogar. Adicione os alhos picados e a pasta de pimentão. Juntei os cogumelos frescos laminados e deixe saltear 5 minutos. Adicione os espinafres, envolva e deixe cozinhar mais 4 minutos.

Por fim, num tabuleiro ou pirex, coloque metade do puré. Espalhe por cima o recheio de cogumelos e espinafres. Termine com mais uma camada de puré.

Pode servir de imediato, ou levar antes ao forno para gratinar com queijo ralado, pincelado com gema de ovo ou com sementes de abóbora para formar uma crosta crocante e cheia de aromas.


Texto: Andreia Gomes, criadora de conteúdos digitais.
Instagram: @quantobasta.ag

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.