0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Seis Boas Razões Para Começar o Ano a Descansar Melhor

O que uma boa noite de sono pode fazer por nós e pela nossa saúde? É a esta questão que tentaremos responder hoje. Dormir o número de horas recomendadas — entre sete a nove, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) — é fundamental para garantir o bom funcionamento físico e mental do nosso corpo. Tome nota de seis boas razões para começar o ano a dormir melhor.

Aumenta a imunidade.

De acordo com algumas pesquisas, estima-se que pessoas que durmam menos de sete horas tenham quase três vezes mais probabilidade de desenvolver uma constipação do que aquelas que dormem, no mínimo, oito horas. Se é daquelas que, por cada rajada de vento, se constipa, saiba que a hora a que costuma deitar-se pode ser a culpada.
Prolongar a falta de sono pode perturbar o seu sistema imunitário, deixando-a menos capaz de se defender das bactérias ao seu redor.
O sono permite que o nosso organismo repare os danos do corpo causados pelo stress, e é enquanto dormimos que o corpo produz as proteínas responsáveis por regenerar as células danificadas.

Ajuda a emagrecer.

Dormir menos significa que pode engordar com mais facilidade. Muitos estudos comprovados afirmam que as pessoas que dormem menos de sete horas por dia tendem a ganhar mais peso e têm um maior risco de se tornar obesas em relação àquelas que cumprem o horário recomendado. Se estiver a tentar perder peso, ter um sono de qualidade é essencial.
Menos horas de sono podem aumentar os níveis de grelina (hormona responsável por estimular o apetite) no corpo, e diminuir os níveis de leptina, responsável por suprimir o apetite, fazendo com que haja uma maior tendência para um maior apetite e para uma maior ingestão de calorias.

Aumenta o bem-estar mental.

Uma vez que uma única noite sem dormir pode fazer com que fique mais irritadiça, não é surpreendente que a falta de sono prolongada possa originar uma depressão ou ansiedade. Ademais, um boa noite de sono também pode ajudar a melhorar a sua memória, uma vez que, durante sono, o corpo descansa, enquanto o cérebro continua a trabalhar, processando as informações do dia e conectando os acontecimentos, sentimentos e memórias que surgiram nessa data.
A fase de sono profundo é o momento mais importante do nosso descanso, para que o corpo entre em repouso profundo e o cérebro consiga processar todas as nossas memórias e conexões.

Previne a diabetes.

Estudos têm demonstrado que as pessoas que dormem menos de cinco horas têm o risco aumentado de desenvolver diabetes. Parece que a falta de sono profundo pode aumentar as possibilidades de vir a sofrer de diabetes tipo 2, alterando a forma como o corpo processa a glicose, que é o hidrato de carbono de alta energia que as células usam para o combustível.

Exclui a hipótese de doenças cardíacas.

A longa privação de sono parece estar associada ao aumento do ritmo cardíaco, ao aumento da pressão arterial e aos níveis mais elevados de determinados produtos químicos relacionados com a inflamação, o que pode colocar uma pressão extra sobre o coração.

Aumenta a fertilidade.

Muitos casais têm dificuldade em conceber bebés e a falta de sono é apontada como uma das principais causas, tanto em homens como em mulheres.

Ler Mais
Bem-estar

Cure a Sua Energia Com o Chi Kung

Trabalhar a energia. É esta a tradução de Chi Kung, uma variante...

Bem-estar

Saiba Como Preparar o Corpo Para a Gravidez

A mulher, enquanto ser extraordinário que é, passa por várias transformações físicas...

Saúde

Está Grávida? Estes São os Cuidados a Ter Com o Calor

No verão, as grávidas enfrentam desafios a dobrar, sobretudo se estiverem a...

Scroll to Top