Dieta Plant Based Para Refeições Mais Sustentáveis

Muitas são as opiniões que existem acerca de qual a dieta que será melhor para nós. Ainda assim, é ponto assente, para as comunidades de saúde e de bem-estar, que todas as dietas que enfatizam especificamente ingredientes frescos e integrais e que minimizam a presença de alimentos processados são melhores para o nosso bem-estar geral. E é precisamente essa a principal função de uma dieta plant based.

Esta dieta concentra-se em alimentos minimamente processados, mais concretamente em plantas, e é eficaz também na estimulação da perda de peso e da melhoria da nossa saúde. Trata-se de uma mudança de paradigma, onde alimentos que não teriam uma função primordial no nosso prato passam a ganhar destaque (caso das frutas, dos vegetais, das leguminosas, dos cereais, etc.).

Inicialmente apelidada de Whole Food Plant Based Diet (dieta à base de alimentos vegetais inteiros), esta representa, hoje, um modo de reduzir o consumo de proteína animal (substituindo esta última por vegetais), sendo por isso muito mais sustentável que as demais, até porque diminui o consumo de alimentos industrializados e refinados.

Numa dieta plant based, consomem-se essencialmente produtos de origem vegetal, mas continua a haver espaço para algumas opções de origem animal.

Assim sendo, este estilo de alimentação não é muito diferente do veganismo, apesar de se debruçar mais sobre a qualidade nutricional do que se consome. Numa dieta plant based consomem-se essencialmente produtos de origem vegetal, mas continua a haver espaço para algumas opções de origem animal também, algo que se estende até ao próprio estilo de vida que integra também o tipo de vestuário que se usa.

Caso pretenda transformar a sua dieta a este nível, é importante que equilibre o teor de proteínas e de cálcio das suas refeições, para que não surjam carências e doenças futuras. Ao escolher ter uma dieta plant based os seus níveis de vitamina B12 podem descer, por isso será imprescindível tomar um suplemento que evite essa falta, por forma a evitar possíveis anemias. Opte por incluir nos seus cozinhados grão de bico, soja e quinoa, bem como a presença do ferro através de espinafres, aveia, entre outros.

Se conseguir ter atenção aos cuidados mencionados acima, tudo indica que esta será uma mudança de sucesso, até porque se trata de um tipo de registo alimentar rico em vitaminas e minerais, oferecendo também benefícios significativos em termos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Se pretende lançar-se no Universo das dietas mais sustentáveis, temos a sugestão perfeita para si. Abaixo, encontre o livro Saudável e Sem Desperdício, disponível na nossa loja online. Adquira-o através da ligação abaixo.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.