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Dieta Cetogénica: Será Este o Melhor Caminho?

De muitas dietas se fala nos dias que correm e vários são os nomes que vão surgindo para as categorizar. O denominador comum entre elas é que todas se baseiam em estratégias e em formas de fazer com que se perca peso de um modo saudável e equilibrado.

Eis que, entre mil e uma dietas da moda, surgiu a cetogénica, um tipo de estratégia em que o objetivo é forçar o corpo a queimar gorduras. A alimentação prevista neste plano alimentar deixa de fora os hidratos de carbono e prioriza as proteínas e também as gorduras saudáveis (como o abacate, por exemplo).

Quem inicia este desafio corta por completo com o pão, a batata, a massa, o feijão, o arroz, a fruta, os doces e o leite e coloca em cima da mesa a carne, o peixe, os ovos, as sementes, os frutos secos e, claro, os legumes.  O que acontece a seguir é que, ao diminuirmos a ingestão de hidratos de carbono, o corpo precisa de ir buscar energia a algum lado e é nesta altura que recorre às reservas de gordura para continuar a funcionar. Quando as reservas de gordura são queimadas, o resultado é óbvio e rapidamente visível: perda de peso e de volume.

Para além daquilo que a maioria das pessoas procura, perder uns quilos a mais, também outros benefícios esta dieta traz consigo. A melhoria de várias funções neurológicas e a diminuição da inflamação são outros dois grandes motivos pelos quais se recorre a ela.

Até aqui estava tudo perfeito, mas claro que também existem desvantagens. Com a falta de hidratos de carbono, o nosso corpo converte a gordura em energia o que leva a libertação de substâncias chamadas de corpos cetónicos, que em excesso provocam dores de cabeça, cansaço e enjoos. É o corpo a reagir à alteração.

Para a deixarmos bem esclarecida, damos-lhe uma ideia daquilo que pode ser o menu de quem está a seguir este tipo de dieta.

 

Pequeno-almoço:

Ovos mexidos com espinafres + requeijão com canela.

 

Almoço:

Bife de frango grelhado + brócolos temperados com azeite.

 

Lanche da tarde:

1 punhado de amêndoas ou de nozes.

 

Jantar:

Posta de salmão grelhada + salada.

É importante referir que a dieta cetogénica é uma estratégia para um período de tempo pré-estabelecido, quando o corpo necessita de acelerar o seu metabolismo, e nunca para o resto da vida.

Tal como todas as outras dietas, ninguém a deve iniciar sem a recomendação e posterior acompanhamento de um nutricionista.

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