Dicas Para Corrigir a Sua Postura

Hábitos sedentários e horas sem fim passadas em frente ao computador (sentadas): estamos perante os dois principais gestos causadores de problemas ao nível da coluna vertebral. E se o trabalho é a nossa segunda casa, é nele que moldamos, em grande parte, a nossa postura.

O nosso corpo é uma balança, portanto tudo nele deve estar em perfeito equilíbrio. Se existir demasiado peso de um lado, o outro irá automaticamente ressentir-se.

Alguns especialistas acreditam que a ideia de que o ser humano ainda não está preparado para ficar na posição vertical é um mito. A verdade é que, o que pode efetivamente ser um problema, é o facto de estarmos sentadas durante oito horas seguidas, sendo o modo de como nos sentamos e de como pressionamos as costas fatores determinantes no que a efeitos nocivos diz respeito.

Para melhorarmos a má postura que adquirimos ao longo dos anos (costuma dizer-se que “somos a idade que a nossa coluna tem”), o pilates – exercício físico com origem no yoga – pode revelar-se um grande amigo, já que esta prática fortalece os músculos das costas, evitando contraturas, para além de ajudar a melhorar a nossa estabilidade pélvica e lombar, prevenindo dores e melhorando a nossa postura.

Para além desta opção de exercício, devemos sempre posicionar corretamente a nossa cabeça, fortalecer os músculos das costas e da região abdominal, por forma a evitarmos os ombros caídos.

Desta feita, para conseguirmos, efetivamente, corrigir uma postura incorreta, importa praticar exercício físico regularmente (bem como outros exercícios dedicados a este tema em concreto); fazer ajustes ao logo do dia, mediante a nossa consciência corporal; garantir as costas apoiadas na cadeira e os pés assentes no chão, quando sentadas; e distribuir o peso do corpo sobre os dois pés ao mesmo tempo, quando estamos de pé.

Esta é uma parte do nosso corpo que merece toda a atenção. Por isso, é tempo de repensar hábitos – já.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.