Desperdício Zero: Como Adotar Este Estilo de Vida?

Quer diminuir a quantidade de plástico e de produtos que usa no seu dia a dia? Um estilo de vida zero waste está cada vez mais em voga. Várias pessoas mudam a sua rotina com o objetivo de reaproveitar o que já foi há algum tempo usado. Além de ajudar o ambiente, pense que esta também é uma forma de poupar dinheiro.

Se lhe falta um incentivo chave para mudar a sua rotina, comece por mudar os seus padrões de consumo e adote um estilo de vida mais minimalista. Diminua os bens materiais que tem em sua casa, guiando-se pela filosofia «ser, em vez de ter».

Desperdiçar o menos possível não é um processo repentino, que aconteça de um dia para o outro. Pode demorar anos, sendo uma das regras fundamentais a priorização dos seus desejos. Olhe para a sua casa e pense nos objetos que realmente usa e naqueles de que já não precisa. Depois de fazer este exercício, recicle ou reutilize-os. O objetivo é só ter aquilo de que realmente precisamos.

Passe a comprar produtos reutilizáveis e siga as medidas abaixo, caso pretenda adquirir uma vida mais ecológica.

Procure lojas a granel.

Faça compras em lojas que não utilizem plástico para envolver os alimentos. Usar um saco de pano é uma ótima alternativa. Além de poupar o ambiente, as compras também costumam ficar mais em conta, uma vez que leva produtos avulso.

Opte pelo sabonete na hora de tomar banho.

Deixe de comprar géis de banho que acabam rapidamente por serem líquidos e opte por um sabonete neutro. Não só pode lava o seu corpo, como a cara e o cabelo.

Recicle os seus produtos.

Não coloque no lixo produtos que já acabaram. Dê asas à sua imaginação e arranje uma forma de os usar novamente. Se já não usa determinada peça de roupa ou objeto de decoração, ofereça-os a um amigo ou familiar. Opte também por realizar compras em lojas de segunda mão.

Compre uma garrafa de água reutilizável.

Esta é uma outra medida que também ajuda a reduzir o plástico. Não leve unicamente a sua garrafa de inox para os treinos no ginásio. Leve-a consigo na sua carteira. Se não é fã deste material, também pode optar por comprar um recipiente de vidro, apesar de não ser tão prático para usar no dia a dia. Outro conselho é evitar consumir líquidos com palhinhas de plástico — compre uma de bambu, por exemplo.

Cozinhe apenas as porções necessárias.

Evite o desperdício alimentar e cozinhe apenas as porções aconselhadas para o número de pessoas para quem vai cozinhar. Se sobrar, não deite o resto da comida fora. Opte por colocá-la no frigorífico e por comê-la noutra ocasião.

Antes de mudar de estilo de vida, lembre-se de que este é um processo que varia de consumidor para consumidor. Deixe-se inspirar por pessoas que adotaram este estilo de vida, mas nunca compare o seu caminho com o dos outros.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.