0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Cure a Sua Energia Com o Chi Kung

Trabalhar a energia. É esta a tradução de Chi Kung, uma variante asiática de yoga que existe há milhares de anos e que se estende em sistemas de diferentes linhagens para atuar a favor da nossa saúde.

De acordo com a Escola de Medicina Tradicional Chinesa, “o Chi Kung apresenta o ser humano como estando dotado de um campo de energia que se estende e irradia para lá da sua pele”, acreditando que “toda a existência é energia (a base comum de todas as coisas)”.

Definição de Chi Kung

O Chi Kung é um poderoso tipo de exercício para a saúde, que tem sido praticado há séculos por milhões de chineses e que se baseia na repetição de movimentos muito precisos, projetados especificamente para beneficiar o organismo a vários níveis.

Chi (energia) Kung (domínio) é considerada a arte de cultivar as energias, fazendo-as circular de forma equilibrada e harmoniosa no corpo. Fundamentalmente, o objetivo visceral desta prática concentra-se em abrir determinados portais, através dos nossos canais de energia. Dois dos seus pontos chave são o relaxamento e a respiração profunda, pré-requisitos essenciais para permitir que a energia vital flua.

Com vários tipos de movimento – alguns mais intensos e expansivos, outros mais suaves e subtis – produzem-se diversos efeitos no corpo e na mente. Foi demonstrado que uma prática regular e aprofundada desta arte pode ter um efeito poderoso na nossa mente, corpo e espírito, reduzindo os níveis de stress e permitindo-nos atingir uma visão mais equilibrada das possibilidades da vida.

Dentro dos vários sistemas que existem, alguns são mais focados no cultivo espiritual e na profundidade da meditação, envolvendo movimento, e outros são baseados em visualização (técnica mental que usa a imaginação, as imagens mentais, o poder dos pensamentos e a lei da atração para realizar sonhos e objetivos).

Por norma, todas as práticas de Chi Kung envolvem técnicas de respiração especializada, que são coordenadas com a atividade em questão. O princípio é a coordenação dos olhos com os movimentos do corpo, o foco da mente e a respiração. No que toca aos exercícios mais passivos e sem movimento, a visão é voltada para dentro, de forma a explorar o nosso lado interno enquanto respiramos de forma estratégica.

A importância do foco

Prestar atenção ao momento é um componente crítico para qualquer atividade que trabalhe a energia. Alguns entendidos afirmam que a relação entre atenção e intenção cria domínio sobre a nossa vida. Assim, é crucial focar-se na ação em questão, concentrando-se nos movimentos do corpo, acompanhando-os com os olhos. Tudo isto exige foco mental e capacidade de nos posicionarmos no momento presente, algo que, com treino e persistência, se consegue atingir.

Saber respirar

A nossa respiração vital circula pelos vários meridianos do corpo. Numa refeição, a energia do ar mistura-se com a energia dos alimentos que ingerimos, e é isso que cria a energia funcional do organismo. A coordenação da respiração com os movimentos corporais direciona a energia para as zonas necessárias e abre bloqueios. Ou seja, a respiração é importante não apenas para abrir esses caminhos e desbloqueá-los, mas também para reunir e armazenar a energia em reservatórios específicos no corpo.  

Porquê praticar Chi Kung no seu dia a dia?

Enquanto forma de exercício meditativo que se concentra na postura, no movimento do corpo, na respiração e na meditação, o Chi Kung apresenta, de acordo com vários estudos, um enorme conjunto de benefícios tanto fisiológicos como psicológicos:

  • Melhora a função cardiovascular e pulmonar;
  • Protege o sistema imunológico;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Aumenta a qualidade de vida e a capacidade de lidar com o stress;
  • Reduz a ansiedade e a depressão. 
Ler Mais
Bem-estar

Outono, a Melhor Estação do Ano Para Dormir

De quantas coisas outonais passamos à espera o ano todo? Conseguimos contabilizá-las?...

Beleza

Body Combing: um Tratamento de Beleza Para as Amantes de Cristais

O mundo da beleza está totalmente voltado para um novo tratamento que...

Bem-estar

Cabelo à Prova de Outono

Chuva, vento e frio. Tudo isto comanda a estação fria e tudo...

Scroll to Top