Curcuma: a Raiz Que Faz Bem ao Seu Corpo

A curcuma é uma especiaria conhecida pela sua cor amarelada ou alaranjada, em alguns casos. Esta raiz também é conhecida como açafrão da Índia, açafrão-da-terra ou gengibre amarelo. A sua cor quente justifica-se através da presença de compostos fenólicos, apelidados de curcuminoides.

Na altura de comprar esta especiaria, escolha uma curcuma escura, pois quanto mais escuro for o tom, maior sabor e propriedades tradicionais esta terá. Este não só é considerado um ingrediente para a cozinha, como é também usado enquanto medicamento natural. Comece a apostar neste bem da Natureza e conheça os benefícios que apresenta para a saúde:

Reduz inflamações

A curcuma tem propriedades anti-inflamatórias importantes que ajudam a diminuir a dor e a protegê-la contra doenças. Visto que a inflamação crónica está relacionada com doenças associadas ao coração, cancro e diabetes, esta raiz funciona enquanto ação preventiva.

Alivia a dor

Se tem uma dor crónica, introduza este ingrediente nas suas refeições. Esta planta ajuda a melhorar desde simples dores de exercício físico a artrites. Além disso, também já foi comprovado que a curcuma ajuda a reduzir a intensidade e a duração das dores menstruais.

Melhora a função imunológica

Para travar possíveis constipações que surgem com as mudanças de clima, experimente consumir esta raiz. Visto que também diminui os níveis de inflamação no organismo, este alimento ajuda a potenciar as propriedades do sistema imunitário, tornando-o mais forte. Já foi comprovado cientificamente que a curcuma ajuda a curar infeções respiratórias, a melhorar os sintomas de alergias sazonais e a reduzir a intensidade do vírus A.

Diminui a sensação de náusea

Este medicamento natural ajuda a aliviar dores de estômago e náuseas, prevenindo, assim, problemas gastrointestinais. Se está grávida, tome uma grama por dia deste ingrediente. Após uma semana, a sensação de náuseas melhora significativamente. Outro benefício é o facto de este não deter qualquer efeito negativo comparativamente às contraindicações apresentadas pelos remédios químicos mais comuns.

Apesar de a curcuma ser um bom componente natural para a saúde, esta deve ser ingerida com moderação (cientistas descobriram que esta raiz pode interferir na coagulação sanguínea, diminuindo-a, aumentando também os níveis de açúcar no sangue). Consulte o seu médico se sofre de diabetes ou de outros problemas de saúde associados.

Opte por tomar doses pequenas, pois uma dieta excessiva neste alimento pode provocar erupções cutâneas, dores de cabeça e diarreia.

Por Adriana Pereira

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.