Envios Gratuitos em encomendas nacionais superiores a 150€

Como Ter Uma Rotina de Beleza Mais Eco-Friendly

25 de Outubro, 2021

A indústria da beleza contribui em larga medida para a crise climática global. A nossa rotina de autocuidado e higiene sempre fez parte da nossa vida, mas provavelmente nunca parou para pensar que os produtos que utilizamos para limpar o rosto ou para pentear o cabelo podem ser verdadeiros inimigos do ambiente. 

Felizmente, hoje em dia é muito mais fácil procurar alternativas com ingredientes de origem sustentável e criar uma rotina de cuidados de pele e cabelo mais ecológica.  

O que é a beleza sustentável? 

Um produto ou marca de beleza pode ser considerado sustentável se tiver em conta a escolha dos ingredientes na sua formulação, o processo de produção, a embalagem, o envio e a distribuição, bem como as opções de reciclagem que oferece, por forma a causar o menor impacto possível no meio ambiente. Se uma marca contribuir para organizações e projetos ecológicos, isso pode ser visto como uma prática de negócios sustentável, da mesma forma que um produto sem ingredientes naturais ou sem uma embalagem ecológica pode contribuir para o movimento sustentável se existir um programa de reciclagem em vigor.   


Discos_bambaw2
Gua2

1. Substitua os seus produtos conforme a necessidade.

Adquirir os produtos um por um conforme a necessidade de substituí-los pode ser a maneira mais fácil de estabelecer uma rotina de beleza sustentável. Isto permite-lhe ter mais tempo para pesquisar e experimentar alternativas. Peça amostras de alternativas sustentáveis para que as possa testar a tempo da próxima compra.

2. Simplifique a sua rotina e opte por produtos multifuncionais.

Reduzir o número de produtos que compramos significa reduzir a quantidade de embalagens que consumimos. Na maquilhagem, são vários os produtos que podem ser usados de mais do que uma maneira. Da mesma forma, não precisamos de dez cremes faciais diferentes para a pele. Use um desmaquilhante, um tónico e um hidratante de que goste e mantenha a simplicidade para economizar tempo e dinheiro a longo prazo.

3. Use menos água.

Ao desmaquilhar o rosto, em vez de deixar a água correr, use uma toalha. Passe-a por água, feche a torneira e use-a para limpar o produto da pele. Desta forma, além de economizar água, obtém melhores resultados ao remover as células mortas da pele.

4. Mude para o champô sólido.

Sabia que os champôs e os condicionadores líquidos tradicionais são compostos por 70% a 90% de água? Os champôs sólidos, fórmulas sem água, são uma excelente alternativa, uma vez que são ativados pela água do seu chuveiro. Por norma, estes produtos são feitos de ingredientes naturais e as suas embalagens são recicláveis, algo que os torna ainda mais ecológicos, além de serem muito mais leves para transportar para todo o lado.

5. Atualize a sua escova de cabelo.

Quando se trata de se comprometer com uma rotina de tratamento capilar mais sustentável, deve ter em conta as escovas e pentes que utiliza. Opte por escovas feitas de madeira, metal ou borracha em vez das tradicionais escovas de cabelo com cabos de plástico e cerdas de nylon.

6. Seque o cabelo com uma toalha de algodão orgânico.

Opte por toalhas de algodão orgânico em vez de toalhas de algodão comuns para secar os seus cabelos. As toalhas de algodão orgânico são muito mais ecológicas e são feitas sem o uso de produtos químicos prejudiciais, o que significa que usam menos energia durante a sua produção e que são muito mais suaves para a pele sensível.

7. Leia os rótulos.

A maioria dos cosméticos disponíveis no mercado são produzidos com químicos sintéticos, muitos deles identificados como toxinas nocivas. Devemos questionar-nos acerca dos produtos que estamos a colocar na nossa pele e não apenas presumir que eles são seguros. Antes de comprar um produto, leia o rótulo e descarte opções que contenham ftalatos, mercúrio, chumbo, formaldeído, derivados de petróleo ou parabenos. Evitando estas substâncias, não só estará a cuidar de si, como também estará a zelar pelo planeta. Experimente produtos com ingredientes alternativos, como óleos vegetais, cera de abelha ou manteiga de cacau.

8. Procure marcas que não testem em animais.

De coelhos a cães, há uma enorme variedade de animais que são testados em laboratórios. Se adora animais, pode ser que não se sinta confortável ao utilizar produtos que foram testados nestes seres vivos. Este tipo de testagem não é uma prática necessária na indústria da beleza: muitas empresas provaram que é possível criar produtos seguros e eficazes sem testar em animais. Existem inúmeras opções cruelty-free no mercado. Não há razão para não fazer esta mudança. Para identificar estes produtos, preste atenção ao rótulo, que deve conter um selo cruelty-free.
descubra os produtos frederica eco-friendly

Related Posts