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Como Ser Uma Pessoa Grata e Ter Uma Vida Mais Plena

Embora possamos ter a intenção de sermos gratas pelas coisas mais simples da vida, agir de acordo com essa vontade nem sempre é fácil. Os estudos científicos revelam uma forte relação entre a gratidão e a felicidade: ser grata pode ajudar a diminuir a depressão, a melhorar o bem-estar geral e a reduzir o stress. Mas como é que podemos encontrar gratidão quando não nos sentimos em alinhamento com esse estado de espírito? 

Agradecer é uma prática que exige disciplina para escolhermos focar-nos nos pontos positivos das situações, libertando as emoções tóxicas. Para tal, é necessário treinar a mente — esse treino pode começar com uma contagem das coisas pelas quais é grata antes de adormecer, com o objetivo de ter um dia mais feliz ao acordar. 

A GRATIDÃO É SEMPRE A EMOÇÃO CERTA

Vários estudos médicos confirmaram que uma prática contínua de gratidão pode ajudar a libertar a mente, a eliminar a ansiedade, a aprofundar e a desacelerar a respiração e a relaxar a tensão muscular. 

Esta emoção pode conduzir-nos a um estado calmo e centrado, onde nos permitimos sentir uma conexão mais profunda com o nosso coração e com a nossa sabedoria interior. Quando somos gratas, apreciamos tudo e todos. E ver o lado bom das coisas só pode contribuir para o bem da nossa saúde mental. A gratidão é sempre a emoção certa a abraçar em qualquer situação, uma vez que nos coloca numa posição em que conseguimos encarar a nossa realidade com mais aceitação, amor e paz. 

GRATIDÃO & RESILIÊNCIA 

Cultivar a gratidão aumenta a nossa resiliência, ajudando o corpo a aprender a recuperar depois de um acontecimento que nos deixou nervosas e agitadas. A mentalidade positiva que a gratidão desenvolve ajuda a prevenir a espiral descendente de pensamentos negativos de auto-sabotagem, oferecendo-nos momentos tranquilos de apreciação. Essa resiliência vai sendo aprofundada e enraizada diariamente, se escolhermos agradecer tudo aquilo com que o Universo nos brinda. 

FAÇA UMA MEDITAÇÃO DE GRATIDÃO 

Em algumas tradições espirituais, as pessoas começam o dia com um canto que expressa a sua profunda gratidão pelas bênçãos que receberam nas suas vidas: elas demonstram o seu agradecimento ao divino, aos seus pais, à Terra ou a qualquer outra energia que ajude as suas vidas a prosperar.  

Os benefícios da meditação da gratidão incluem uma sensação elevada de bem-estar, uma menor incidência de depressão e uma qualidade de sono melhorada. Existem várias meditações deste tipo disponíveis no YouTube, sendo que algumas incluem sons binaurais (ondas sonoras que desencadeiam uma desaceleração na atividade das ondas cerebrais), que ajudam a invocar uma atitude de gratidão. Também pode meditar silenciosamente sobre o seu Chakra do Coração, refletindo sobre todas as coisas maravilhosas da sua vida. 

AGRADEÇA VERBALMENTE 

No mundo moderno, dizer «obrigado» tornou-se um processo automatizado. Esta palavra ganha um poder muito superior quando nos focamos no presente e refletimos sobre a gratidão que sentimos ao verbalizá-la. O propósito de agradecer verbalmente a alguém é recompensar-se a si mesma e a essa pessoa em simultâneo. O efeito positivo de receber um agradecimento/reconhecimento é o mesmo que acontece ao demonstrá-lo. 

Oferecer palavras escritas que expressem a sua gratidão às pessoas que a rodeiam também pode ser muito recompensador. Escreva-lhes uma carta de agradecimento para que possam guardar para sempre aquilo que sente por elas.

 DESENVOLVA A SUA EMPATIA PELOS OUTROS 

Quando deixamos de nos prender às nossas narrativas internas sobre como as coisas deveriam ter acontecido, dá-se uma libertação que nos permite apreciar tudo o que nos rodeia com a sua verdadeira beleza. A empatia que nutrimos pelos outros pode permitir-nos desencadear um sentimento de gratidão muito mais profundo e significativo. 

LEMBRE-SE DE QUE TUDO É UMA QUESTÃO DE PERSPETIVA 

Se, para si, não é fácil pensar em algo que a faça sentir-se grata, experimente colocar-se no lugar de uma pessoa que esteja a passar por situações mais complicadas e desafiantes do que as suas. Esta mudança de perspetiva vai, automaticamente, inspirar gratidão pelas condições que a vida lhe deu que lhe permitem levar um dia a dia mais facilitado.

Saiba agradecer ao mundo e à vida, mas sobretudo a si mesma. A gratidão nem sempre tem de estar focada no que as outras pessoas fizeram por si. Certifique-se de que emana sentimentos de gratidão para consigo pelos hábitos saudáveis que cultivou na sua própria vida. Tenha esta atitude diariamente e faça dela um hábito consciente. Afinal, grandes mudanças podem partir de pequenos gestos.  

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