0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Como Reduzir o Inchaço Abdominal?

O inchaço abdominal é uma realidade quase transversal. Todas nós, em algum momento, sofremos deste desconforto, que acontece quando o abdómen se sente cheio e tenso. Por norma, o inchaço acontece devido ao acúmulo de gás em determinado lugar do trato gastrointestinal, fazendo com que a barriga pareça maior do que o normal.

Que causas podem estar por trás do inchaço abdominal?

Segundo o Medical News Today, o inchaço acontece, geralmente, quando o excesso de gás se acumula no estômago ou no intestino. Quando o inchaço ocorre logo após uma refeição, geralmente resolve-se, mas é possível acelerar esse processo.

A melhor forma de combater este problema, é tentar determinar a sua causa, que pode relacionar-se com:

  • Problemas digestivos (incluindo prisão de ventre, alergias alimentares e outras intolerâncias);
  • O tipo de alimentação (pouca fibra na dieta, muito sal ou muito açúcar podem ser motivos de maior inchaço);
  • Alterações hormonais (antes ou depois da menstruação, este fenómeno é bastante comum).

O que pode ser feito para diminuir este desconforto?

Praticar exercício físico pode fazer com que os intestinos se movam com mais regularidade, algo que pode ajudar a libertar o excesso de gases. Para travar a obstipação, o melhor mesmo é manter os intestinos em movimento e, por exemplo, fazer uma caminhada diária. Algumas posições de yoga também podem ser muito úteis neste tópico, pois algumas posicionam os músculos do abdómen de uma maneira que incentiva a libertação de excesso de gás, reduzindo o inchaço.

Além destas, existem outras dicas para tentar colmatar esta problemática, nomeadamente:

  • Fazer uma massagem abdominal (massagens que sigam o caminho do intestino grosso são muito eficazes);
  • Tomar um banho quente de imersão e relaxar (o calor do banho pode proporcionar alívio ao abdómen, e o relaxamento, por sua vez, reduz o stress e ajuda o trato intestinal a funcionar de maneira mais fluida).

Que soluções existem a longo prazo?

Para determinados tipos de inchaço, as correções rápidas nem sempre são as mais eficazes. No entanto, certas mudanças no dia a dia podem contribuir sobremaneira para combater as principais causas deste problema, tais como:

  • Aumentar o consumo de fibras de forma gradual;
  • Substituir os refrigerantes por água (as bebidas gasosas contêm gás que se pode acumular no estômago, e o dióxido de carbono que as produz também pode causar inchaço neste órgão);
  • Evitar mascar pastilha elástica;
  • Comer várias refeições mais simples todos os dias, em vez de optar por fazer uma grande refeição (isto irá ajudar a manter o sistema digestivo em movimento);
  • Tomar probióticos (os probióticos são «bactérias boas» que vivem no intestino, e tomá-los enquanto suplemento pode ajudar a regular a microbiota intestinal;
  • Entender se existe alguma condição médica concreta responsável por espoletar o inchaço abdominal, consultando um médico.

Como saber se o inchaço abdominal representa um outro problema de saúde?

É importante consultar um médico para avaliar as causas do inchaço persistente. Embora não seja comum, o inchaço do abdómen pode significar condições médicas como a doença hepática, a doença inflamatória intestinal, a insuficiência cardíaca ou problemas renais.


Este artigo serve apenas para fins informativos, não pretendendo ser substituto de um diagnóstico, aconselhamento ou tratamento médico profissional. Nenhuma informação contida neste artigo ou fornecida de outra forma em frederica.pt tem como objetivo diagnosticar, tratar ou curar qualquer paciente ou deve ser considerada como aconselhamento médico ou prática de medicina.

Ler Mais
Bem-estar

Como Ser Uma Pessoa Grata e Ter Uma Vida Mais Plena

Embora possamos ter a intenção de sermos gratas pelas coisas mais simples...

Bem-estar

O Que é o Namaste e Porque Deve Incluí-lo na Sua Vida

Expressa gratidão de uma alma para outra, é uma saudação carregada de...

Bem-estar

Gratidão: a Chave Para Ser Mais Saudável

Existe um elemento chave capaz de impactar de um modo inacreditavelmente positivo...

Scroll to Top