0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Como Manter Um Lifestyle Saudável Estando a Trabalhar a Partir de Casa?

Embora o teletrabalho possa trazer alguns benefícios, é preciso tempo e paciência para descobrir como fazer dele um sucesso. É provável que dê por si a mudar-se da cozinha para o sofá, a ir várias vezes ao frigorífico ou a beber mais cafés do que o normal. Habituar-se a novos hábitos pode ser difícil, especialmente quando os horários tradicionais são quase inexistentes, mas é possível fazê-lo de forma saudável, dedicando algum tempo à prática de atividades físicas, fazendo uma alimentação regrada e prestando atenção à sua saúde mental.

Quer esteja em teletrabalho há anos, quer esteja apenas a começar, o certo é que existem alguns obstáculos mentais a superar, incluindo a sensação de isolamento – especialmente se a única voz que costuma ouvir durante todo o dia for a sua, ao falar com o seu cão ou gato.

O autocuidado não é um luxo, mas sim uma parte essencial para manter o equilíbrio em tempos difíceis. Reunimos tudo o que precisa de fazer para manter um estilo de vida saudável enquanto trabalha em casa, para que o faça de forma feliz, produtiva e sem stress. Ter o seu colchão como cúmplice e andar por casa de pijama não vale!

1. Prepare-se para um dia de trabalho normal.

Assim que o seu despertador tocar, de manhã, levante-se. Não se deixe ficar na cama só porque está em casa. Em teletrabalho, o comportamento deve ser igual ao que teria caso fosse para o escritório. Tome um banho, penteie o cabelo, vista-se e calce-se como se fosse sair de casa. Embora muitas pessoas possam pensar que o trabalho remoto é uma verdadeira festa do pijama, o simples facto de se preparar é vital para a ajudar a manter o ritmo de trabalho e o foco. Arranjar-se para o dia dará um sinal ao seu cérebro de que não está de fim de semana, deixando a sua mente pronta para entrar em ação. Da mesma forma, se receber uma videochamada, estará preparada.

2. Crie um espaço exclusivo para trabalhar.

Esqueça as manhãs soalheiras na varanda e o conforto do seu sofá. Manter uma postura correta, a energia e a concentração são fatores chave para tornar esta experiência remota tão saudável quanto possível. Procure um local de trabalho tranquilo e isolado, com uma secretária e cadeira confortáveis e ergonómicas. Mantenha a ordem em toda a área e estará apta a manter o foco e a cumprir os objetivos.

3. Esteja disponível. 

É fundamental manter a sua motivação elevada para continuar a fazer um bom trabalho. Troque ideias com os seus colegas regularmente e mantenha-se em contacto com a equipa. Partilhar experiências vai ajudar o grupo a sair da rotina e a manter-se mais unido, e isso só poderá gerar bons resultados.

4. Seja disciplinada nos seus horários e aproveite o tempo.

Manter o horário normal de trabalho é crucial. De outra forma, o mais provável é a hora do almoço chegar e o seu dia de trabalho ainda nem ter começado. Estabeleça os seus horários de forma disciplinada e não fique o no computador até tarde, pois dessa forma não saberá discernir quando é que o dia de trabalho realmente terminou. Faça pausas e desligue o portátil sempre à mesma hora. Assim, os seus níveis de produtividade irão aumentar.

5. Cuide do corpo e da mente.

Sabemos que o seu frigorífico muito tem chamado por si. Mas a verdade é que, especialmente nesta fase, é importante alimentar-se corretamente e fortalecer o sistema imunitário. Dê preferência a snacks saudáveis e não descure a hidratação ao longo do dia.

Da mesma forma, a prática de exercício regular oferece vários benefícios, incluindo o aumento da função imunológica, permitindo-lhe olhar para o trabalho sob uma nova perspetiva. Levante-se periodicamente, alongue e faça pequenas pausas. Meditar é, igualmente, uma opção válida neste ponto. Alguns minutos de meditação podem ajudá-la a reduzir a ansiedade e a manter a mente limpa e organizada.

Ler Mais
Bem-estar

Como Ser Uma Pessoa Grata e Ter Uma Vida Mais Plena

Embora possamos ter a intenção de sermos gratas pelas coisas mais simples...

Bem-estar

O Que é o Namaste e Porque Deve Incluí-lo na Sua Vida

Expressa gratidão de uma alma para outra, é uma saudação carregada de...

Bem-estar

Gratidão: a Chave Para Ser Mais Saudável

Existe um elemento chave capaz de impactar de um modo inacreditavelmente positivo...

Scroll to Top