0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Como Calcular a Hora Ideal Para Ir Dormir?

A que horas se deitou na noite passada? Quanto tempo conseguiu dormir? Será que dormiu o suficiente? Um sono de qualidade é fundamental para o correto funcionamento do nosso organismo, mas a verdade é que, mesmo sabendo disto, acabamos por passar para segundo plano a importância de um bom descanso.

O nosso peso, metabolismo e humor, bem como todos os nossos níveis de energia, são diretamente afetados pela qualidade do nosso sono (ou falta dela). Existe quem tenha uma hora certa para ir dormir e existe quem se deixe «guiar pela maré», preferindo deitar-se quando o cansaço assim obriga ou quando se dão por terminadas as tarefas familiares ou profissionais.

Esta questão leva-nos ao ponto central do tema: todas nós sabemos a que horas temos de acordar na manhã seguinte, mas poucas são as que sabem qual a hora indicada para ir dormir. Existe uma quantidade específica de sono recomendada para cada ser individual, de forma que o corpo possa funcionar da melhor maneira possível. É por isso que é tão importante calcular o melhor horário para ir para a cama, tendo por base o seu horário de despertar e os ciclos naturais do sono.

A quantidade de sono de que precisamos vai mudando ao longo da vida. De acordo com o Healthline, uma criança pode precisar de até 17 horas de sono por dia, enquanto um adulto mais velho pode dormir apenas sete horas por noite. Todas nós apresentamos necessidades diferentes de sono para nos sentirmos suficientemente descansadas. Várias pessoas, ainda que da mesma idade, podem necessitar de um número de horas diferente para conseguirem sentir-se plenas.

Segundo a National Sleep Foundation, as diretrizes gerais de sono recomendadas para as diferentes faixas etárias são:

  • Nascimento aos 3 meses: de 14 a 17 horas;
  • 4 a 11 meses: de 12 a 15 horas;
  • 1 a 2 anos: de 11 a 14 horas;
  • 3 a 5 anos: de 10 a 13 horas;
  • 6 a 13 anos: de 9 a 11 horas;
  • 14 a 17 anos: de 8 a 10 horas;
  • 18 a 64 anos: de 7 a 9 horas;
  • 65 anos ou mais: de 7 a 8 horas.

Os estágios do sono e a duração dos ciclos

De acordo com a mesma fonte, a hora a que devemos ir dormir baseia-se em fatores como a importância de conseguirmos completar cinco ou seis cinclos de sono de 90 minutos, bem como a hora a que temos de acordar.

Quando adormecemos passamos por vários ciclos de sono que, por sua vez, têm quatro estágios cada um. Segundo a National Sleep Foundation, o primeiro estágio é o período entre o acordar e o adormecer; o segundo representa o início do sono; o terceiro é o estágio de sono mais profundo e tem uma função restauradora; e, por fim, o último estágio acontece quando o nosso cérebro está mais ativo e quando temos sonhos.

Cada ciclo demora, em média, 90 minutos para ser concluído. Por isso, para que consigamos ter entre 7 e 9 horas de sono por noite, devemos completar cinco ou seis ciclos. A melhor opção será acordarmos no fim de um ciclo, e não a meio de um. A segunda opção, além de fazer com que nos custe muito mais sair da cama, não nos permitirá alcançar a mesma sensação de energia e de bem-estar que teríamos se tivéssemos deixado esse processo acabar.

Antes de ir dormir, evite olhar para os ecrãs do seu televisor ou do telemóvel, leia um livro e relaxe. Se tiver dificuldades em adormecer, coloque uma música ambiente relaxante – a melhor dica para acordar mais bem-disposta na manhã seguinte.


Adquira o nosso ROLL-ON SONO TRANQUILO — INSPIRA.

O roll-on Sono Tranquilo Inspira reúne uma combinação dos óleos essenciais de lavanda (antidepressivo e regenerador), de camomila (para ajudar a combater a insónia) e néroli (relaxante e ajuda a levantar o ânimo)Esta mistura dá origem a uma essência capaz de proporcionar uma noite de sono regeneradora e tranquila, para que consiga dormir mais e melhor, relaxando e acalmando a mente, não só antes de ir dormir, mas também em momentos de grande tensão e ansiedade. Adquira-o, através desta ligação.

Ler Mais
Bem-estar

Como Ser Uma Pessoa Grata e Ter Uma Vida Mais Plena

Embora possamos ter a intenção de sermos gratas pelas coisas mais simples...

Bem-estar

O Que é o Namaste e Porque Deve Incluí-lo na Sua Vida

Expressa gratidão de uma alma para outra, é uma saudação carregada de...

Bem-estar

Gratidão: a Chave Para Ser Mais Saudável

Existe um elemento chave capaz de impactar de um modo inacreditavelmente positivo...

Scroll to Top