Clubhouse – Uma Aplicação Salvadora em Tempos de Confinamento?

O mundo mudou. E, com essas mudanças, a nossa necessidade de comunicar tornou-se ainda mais vital. Prova disso é o Clubhouse, uma plataforma digital cuja popularidade tem vindo a aumentar e que até tem uma lista de espera de pessoas que a querem usar.

Lançada poucos meses depois do início da pandemia, em abril de 2020, por enquanto esta app é exclusiva para utilizadores de iPhone, funcionando por convite (quem não for convidado fica em lista de espera até ser aceite por um dos seus contactos já registados na rede social), sendo, também, a oportunidade perfeita para ouvir conversas enquanto se faz o jantar. Apesar da sua natureza elitista, a empresa já anunciou o lançamento futuro de uma versão para Android

Como funciona?

O Clubhouse é um painel de discussão, sem recursos visuais. Ou seja, funciona enquanto troca de ideias em tempo real, como se estivéssemos numa mesa a conversar – sem ver os intervenientes, apenas ouvindo a sua voz. O áudio ao vivo é a única ferramenta de comunicação, não havendo fotografias, vídeos ou a possibilidade de enviar mensagens privadas a outras pessoas.

Os utilizadores podem entrar em diferentes «salas» de conversa, com temas que abrangem áreas como a cultura, a tecnologia, o cinema ou assuntos de natureza social, interpessoal ou profissional. Não existe limite para os tópicos a abordar, sendo possível ter e assistir a discussões extremamente diversificadas.

Ao entrar numa sala, será imediatamente imersa numa conversa entre os moderadores e os participantes autorizados a intervir, bem como o público, que fica apenas a assistir. Quem participa na conversa pode convidar outras pessoas para participar na discussão. Nada do que é conversado poderá ser gravado: uma vez terminados, todos os debates desaparecem para sempre.

É também possível criar a sua própria sala (pública ou privada) e ver as conversas agendadas por pessoas que segue, às quais poderá assistir mais tarde.

Uma nova oportunidade para o marketing?  

De acordo com os investigadores, esta app tem desenvolvido uma nova dinâmica na forma como as pessoas interagem e se influenciam umas às outras. Acredita-se na existência de um desejo comum de associação a comunidades menores e mais intimistas, algo que não é possível numa rede social como o Instagram, por exemplo, que abrange as grandes massas.

Regras que deve ter em consideração

Muito embora o Clubhouse desencoraje fortemente qualquer comportamento discriminatório e agressivo, cabe aos moderadores de determinada sala controlar a conversa. É importante ter em consideração o título da conversação, o número de intervenientes e a forma como moderam as suas intervenções. Normalmente, é adotada uma ordem, onde quem modera permite que os participantes falem à vez.

A cada 30 minutos ou mais, é importante fazer uma espécie de refresh e atualizar quem acaba de entrar na sala, explicando o tópico da discussão, bem como qualquer outra informação que seja pertinente.

Se for um membro do público com uma opinião a partilhar, deve premir o botão para levantar a mão, que pode ser ativado pelo moderador. Assim que for aceite, certifique-se de desligar o microfone. O passo seguinte é desfrutar de uma troca de opiniões saudável e, com sorte, aprender algo novo com outras pessoas. Afinal de contas, é na partilha que está o ganho.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.