0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Ciclo e Período Menstrual: Qual a Diferença Entre Ambos?

Se existe algo com a capacidade de alterar por completo o nosso sistema e de impactar o nosso organismo da cabeça aos pés, é o nosso ciclo menstrual. Todas nós, fomos habituadas a tentar encontrar as melhores estratégias para lidar com a menstruação e com tudo o que esta envolve, deixando de lado a importância inerente ao funcionamento da dinâmica que é o ciclo menstrual propriamente dito.

Nesta fase, as mudanças no nosso corpo são visíveis e estão presentes no modo como a nossa pele e o nosso cabelo se comportam, bem como noutros sintomas, nomeadamente a dor de cabeça ou a sensibilidade nos seios. Tudo isto acontece porque se trata de uma forma de o nosso corpo se preparar para uma possível gravidez, que poderá ser evitada quando estas etapas são abolidas (por via de uma contraceção hormonal).

Mas, afinal, o que distingue o ciclo menstrual do período menstrual?

No seu siteCírculo Perfeito – Patrícia Lemos, terapeuta especializada na área, explica-nos que é realmente muito comum a confusão entre ambos os processos, esclarecendo que o ciclo menstrual se compõe por quatro etapas: fase pré-ovulatória, ovulação, fase pré-menstrual e, por fim, a menstruação. Assim sendo, acabamos por nos dar conta de toda esta magia interna principalmente no último momento do ciclo, aquando da chegada do período menstrual – mas o que importa reter é que existem três fases que antecedem esse final e que merecem também a nossa atenção.

Por norma, em mulheres de idade fértil “um ciclo menstrual saudável dura entre 25 e 35 dias”, nas palavras de Patrícia. Contudo, existem muitos fatores externos que podem influenciar esta margem, nomeadamente situações de stress profissional e/ou familiar, alterações no tipo de alimentação ou nas horas de sono, fases de luto ou término de relacionamentos, entre muitos outros. Por não sermos máquinas absolutamente perfeitas e infalíveis, é muito natural que alterações aconteçam.

Resumindo, um ciclo é todo um processo e a menstruação é apenas parte dele. O período menstrual corresponde, então, ao número de dias de menstruação no fim de um ciclo menstrual. Depois da menstruação… todo o ciclo se inicia novamente.

Lembre-se de consultar o seu médico no caso de apresentar uma desregulação considerável ou de sofrer de outros sintomas que diminuam o seu bem-estar.

Ler Mais
Bem-estar

Cure a Sua Energia Com o Chi Kung

Trabalhar a energia. É esta a tradução de Chi Kung, uma variante...

Bem-estar

Saiba Como Preparar o Corpo Para a Gravidez

A mulher, enquanto ser extraordinário que é, passa por várias transformações físicas...

Saúde

Está Grávida? Estes São os Cuidados a Ter Com o Calor

No verão, as grávidas enfrentam desafios a dobrar, sobretudo se estiverem a...

Scroll to Top