0
0
Subtotal: 0.00

Nenhum produto no carrinho.

Champô Seco: Sim ou Não?

Acorda de manhã e sabe que tem um dia longo pela frente. Escova os dentes, lava a cara, entra na banheira e pensa: “Será que ainda tenho tempo de lavar o cabelo?”. A resposta parece óbvia: com o champô seco, poupará muito mais tempo. Mas será esta alternativa tão saudável quanto «milagrosa»?

Normalmente feito com um componente de amido, este champô é usado para eliminar e absorver o sebo — óleo natural do couro cabeludo que torna o cabelo oleoso depois de alguns dias sem lavar — podendo também ser usado em penteados para criar volume.

Porém, aquando da utilização deste produto, existem alguns erros muito comuns que todas já cometemos e que podem resultar em raízes acinzentadas e em cabelos opacos e secos.

É seguro usar champô seco?

Por mais conveniente que seja utilizar um spray para deixar o cabelo com uma aparência mais limpa, usar champô seco em excesso pode fomentar a quebra do cabelo, a obstrução dos folículos ou até a queda de cabelo.

O uso ocasional deste produto é seguro para a maioria das pessoas. Mas usá-lo com muita frequência ou por períodos prolongados pode danificar o cabelo e causar problemas no couro cabeludo.

Além disso, de acordo com o Healthline, alguns champôs secos comerciais contêm talco, um mineral que, no seu estado natural, pode conter partículas de amianto, um conhecido carcinógeno. 

O champô seco limpa o cabelo?

Não. Ele apenas absorve a oleosidade do cabelo, tornando-a menos percetível. O champô seco não remove o óleo nem a sujidade de uma forma tão eficaz quanto uma lavagem com champô e água.

O champô seco pode causar queda de cabelo?

Algumas pesquisas revelam que a saúde deficiente do couro cabeludo pode causar queda de cabelo. Quando os fios emergem de folículos que foram danificados por uma infeção bacteriana ou fúngica, a fibra capilar não está devidamente ancorada dentro do folículo. Dessa forma, o novo cabelo apresenta uma maior probabilidade de cair.

Os benefícios

A maior vantagem de usar champô seco é o facto de evitar que tenhamos de lavar o cabelo tantas vezes, permitindo-nos economizar tempo.

O champô seco ajuda a manter o cabelo com uma aparência mais limpa por mais ou menos um dia entre as lavagens, mas para evitar que este cause danos nos fios ou no couro cabeludo, os especialistas recomendam que o use no máximo dois dias seguidos.

Como fazer a aplicação:

  • Segure o recipiente a cerca de 15 centímetros de distância da sua cabeça;
  • Borrife o cabelo e não o couro cabeludo;
  • Pulverize apenas as áreas onde a oleosidade é mais percetível;
  • Use os dedos ou um pente para soltar qualquer respingo acumulado próximo às raízes, distribuindo-o uniformemente pelas áreas oleosas.

A importância das lavagens

Manter o seu cabelo limpo e hidratado, de acordo com as suas necessidades específicas, é a melhor forma de tratar dele. Pode optar por um champô seco orgânico, a fim de evitar os químicos presentes na maioria deste tipo de produtos.

Fonte: Healthline

Ler Mais
Frederica Lifestyle - Algodão Descartável VS Algodão Orgânico: Qual o Melhor?
Beleza

Algodão Descartável ou Algodão Orgânico: Qual a Melhor Opção Para Desmaquilhar?

Aparentemente, caminhamos na direção certa no tema da sustentabilidade. As alternativas «verdes»...

Beleza

Queda de Cabelo na Gravidez – Como Tratar?

Embora algumas futuras mamãs relatem que o seu cabelo fica mais brilhante...

Beleza

Como Salvar a Pele e o Cabelo Depois das Férias

Se ainda não começou a trabalhar, provavelmente já conta os dias de...

Scroll to Top