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Desfrute de uma Ceia de Natal Saudável e Contorne os Abusos à Mesa

Acabou de se pesar e (surpresa!) não encontrou o resultado que esperava na balança… Não está sozinha. Sabemos que, nesta época, as preocupações relacionadas com a nossa alimentação duplicam sobremaneira. Cometemos excessos, não resistimos aos doces e acreditamos que temos o direito de recusar cumprir algumas regras em detrimento de alguns momentos de prazer, enquanto degustamos os cozinhados típicos da família.

De acordo com a nutricionista Catarina Sofia Correia, parceira do ginásio Fitness Hut, contornar esta «sentença» pode ser mais fácil do que aquilo que imaginamos. Existem gestos simples que, efetivamente, são significativos o suficiente para fazer a diferença, nomeadamente:

Evitar os alimentos processados

Alimentos com excesso de açúcar ou com gorduras saturadas devem ser evitados, tanto quanto possível. Os molhos e os enchidos são um habitué nas mesas de família, mas a melhor decisão é abdicar deste tipo de opções alimentares, porque são elas os fatores conducentes ao aumento de peso. Prefira alimentos naturais.

Comer devagar e de forma consciente

Sabemos que há alimentos que nos deixem ansiosas para petiscar, mas a verdade é que a forma mais fácil de se manter saudável é diminuir a velocidade da sua ingestão durante as refeições. São vários os estudos que comprovam que comer devagar pode dar ao estômago tempo suficiente para enviar o sinal hormonal ao cérebro, informando-o de que está cheio – e é isto que nos impedirá de comer demais. Assim, é bem mais fácil manter um maior controlo das quantidades de comida que ingerimos. Por outro lado, é aconselhável evitar comer com distrações perto de si, como televisão, telemóvel ou tablet, uma vez que quem come distraída acaba por comer demais, pois não consegue prestar atenção aos sinais do corpo. Alimente-se de um modo consciente e sustentável. Lembre-se de que numa alimentação saudável, quase tudo é sobre o controlo. Por isso, tome conta das suas emoções e evite a ingestão exagerada de alimentos nas refeições principais. Uma dica? Usar pratos mais pequenos ou não repetir a refeição mais do que uma vez.

Ser mais moderada

Todos os dias, prepare um pequeno-almoço e um almoço mais leves, para compensar os «pecados». A sua melhor arma será a moderação, desfrutando de pratos saudáveis e nutritivos.

Escolher os snacks certos

Adquira o mínimo possível de alimentos açucarados para a sua casa, para não correr o risco de os consumir em excesso. Opte por misturas de frutos secos, sementes, frutas desidratadas e até mesmo legumes crus, por exemplo.

Ser criteriosa na escolha das bebidas que acompanham a refeição

Durante as refeições, o álcool, os refrigerantes e outros sumos fazem parte de qualquer mesa. Estas bebidas poderão contribuir com uma quantidade elevada de açúcar e de calorias para a sua dieta, o que poderá promover o aumento de peso. Além disso, o consumo de álcool está frequentemente associado ao aumento de apetite (fator de risco para o aumento de peso). Se cometeu excessos neste sentido, dê agora preferência à água e a chás. Hidrate-se.

Dizer não ao stress

Quando estamos stressadas, os nossos níveis de cortisol aumentam. Níveis altos desta hormona podem causar um aumento de peso, pois provocam uma maior vontade de ingestão de alimentos. Para evitar o stress, planeie atempadamente as refeições, defina as suas receitas e decida o que vai ou não comer de acordo com o que estará disponível.

Ter uma atitude mais proativa

O sedentarismo contribui para o aumento de peso. Faça algum tipo de atividade com a sua família (caminhadas ou jogos ao ar livre, por exemplo).

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