Cabelo Oleoso: Como Combatê-lo?

Facto número um: todos os cabelos saudáveis produzem uma determinada quantidade de sebo ou de óleo (é a sua forma de se manterem hidratados!). Facto número dois: acordar com um cabelo que aparenta ter passado a noite numa fritadeira não ajuda a começar bem o dia!

A quantidade de óleo que o nosso cabelo produz depende dos nossos hábitos de higiene, do estilo de vida que levamos e até mesmo da própria natureza do couro cabeludo. Por vezes, esse óleo natural pode acumular-se na raiz e é precisamente isso que se traduz num visual demasiado liso, que pode mesmo a aparentar estar sujo. Além disso, um couro cabeludo demasiado oleoso pode causar problemas como a dermatite seborreica, por exemplo.

Então, quererá isto dizer que devemos eliminar todo o óleo que produzimos intuitivamente? Não. Podemos, simplesmente, encontrar formas para reduzir o excesso dessa produção, sem deixar o couro cabeludo irritado. Abaixo, deixamos-lhe algumas sugestões para diminuir a oleosidade daquela que é a moldura do rosto por excelência:

Foque-se na raiz e no couro cabeludo.

Lavar o cabelo de uma forma adequada pode ser o primeiro passo para um couro cabeludo mais feliz. Não precisa de gastar meio frasco do seu produto para deixar o seu cabelo limpo. Para uma limpeza adequada, aplique delicadamente uma pequena quantidade de champô nas raízes e evite usar as unhas. Concentre-se no couro cabeludo e não no comprimento dos cabelos. Não esfregue as pontas, deixe apenas a espuma fluir enquanto enxagua.

Lave o cabelo (só) depois do treino.

A transpiração deixa o cabelo ainda mais oleoso e faz com que este não fique com uma aparência tão bonita. Aproveite o máximo de cada lavagem depois do treino e planeie a sua higiene precisamente para essa altura do seu dia.

Limpe a sua escova.

Não há nada pior do que pentear os seus cabelo com uma escova suja. Por norma, esta encontra-se cheia de produtos de modelagem, de óleos e de outros resíduos comuns que podem, automaticamente, invalidar a lavagem que acabou de fazer. Use um pouco de sabonete ou de champô para higienizar as suas escovas e os seus pentes.

Evite produtos com silicone.

Muitos produtos são feitos à base de silicone para ajudar a suavizar os cabelos e adicionar-lhes brilho. O problema surge quando este componente se acumula no cabelo e o deixa ainda mais sujo e pesado, chegando mesmo a impedir que a humidade «boa» permaneça nos fios. Evite produtos com este ingrediente e poupe aborrecimentos.

Escolha um look au natural.

Que tal assumir o seu cabelo tal como ele é? Os ferros e os secadores deixam o cabelo mais liso, mas também aumentam os seus níveis de oleosidade. Abrace a textura natural dos seus cabelos e diga “não” ao calor que o danifica.

Ler Mais
Scroll to Top

Alerta para atrasos das
entregas devido ao COVID-19

Todas as nossas encomendas são processadas com o maior cuidado. Devido à situação actual em que nos encontramos, os nossos prazos de entrega passam a corresponder a 5-8 dias úteis para Portugal Continental e Ilhas. Encomendas para o resto do mundo demorarão 10-15 dias úteis. Agradecemos a sua compreensão. E enquanto a sua encomenda não chega… aproveite para ir lendo os nossos artigos.